Tuesday, June 03, 2008

Um treinador especial num clube especial



Quanto toda a gente esperava uma manifestação “à Mourinho”, eis que o treinador português surpreende tudo e todos afirmando, num italiano fluente, que não pretende ser especial, pois o clube sim, esse é que é especial.
De facto assim é. O FC Internazionale é um clube lendário, o clube de Helenio Herrera, Facchetti, entre outros. Uma realidade muito diferente daquela que envolve o Chelsea FC. Ao reconhecer isto, Mourinho foi especial recusando assumir-se como tal.

O técnico português também afirmou que dentro em breve, o Calcio tem todas as condições para voltar a ser o melhor campeonato do mundo. Para já, a sua presença, com certeza dará um enorme contributo para tal.
Pode ver aqui na íntegra a conferência de imprensa de José Mourinho.

2 comments:

Nuno said...

Mesmo que diga o contrário, só tudo o que envolveu a sua ida para o Inter revela o quão especial ele é. Por mais nenhum treinador um clube, em Março, andaria a tentar arranjar as coisas para contar com ele para o ano seguinte. E concordo com ele em relação ao regresso em força do futebol italiano. Já tive oportunidade de dizê-lo: apesar de as aparências indicarem que o futebol inglês está em crescendo, essencialmente porque conseguem gerar receitas para poderem contratar os melhores do mundo, acho que o futebol espanhol continua a ser o mais forte e que o italiano está a melhorar a olhos vistos. Se é verdade que nos últimos anos as equipas inglesas estiveram em força na Champions, não nos podemos esquecer do calciocaos, da ausência da Juventus da prova nesses dois anos e na péssima época do Milan este ano. Acho que a nova vaga de treinadores italianos, desde Ancelotti, passando por Spaletti e culminando em Prandelli soube contornar os problemas que a tradição defensiva causou em termos tácticos. Hoje, o futebol italiano já não é um futebol unicamente virado para a defesa, prova disso é o futebol do Milan, da Fiorentina e da Roma. Com Mourinho à frente do Inter, é mais uma equipa italiana competente. Para o ano, a Champions contará com Inter como candidato à vitória, terá na Roma a continuação do bom trabalho, a Juventus é sempre a Juventus, e a Fiorentina, que é bem mais forte do que a Lázio. Como se não bastasse, terá o Milan na UEFA como candidato principal à vitória na prova. O futebol italiano vem aí, e é já este ano. E se podemos dizer que o crescimento do futebol inglês se deveu, em grande parte, a Mourinho, seria bonito que ele, Mourinho, estivesse também ligado à revitalização do futebol italiano.

Um Abraço!

Paulo Santos said...

É Nuno, comungo da mesma opinião relativamente ao futebol italiano, e mais, ficarei muito satisfeito, pois a minha paixão pelo jogo nasceu com o Benfica da década de 80, com o Mundial de 82 e a mítica selecção brasileira e com o futebol italiano de 80/90, com o Milan de Sachi, van Basten, Gullit etc, à cabeça.


Grande abraço