Monday, June 09, 2008

Portugal 2-0 Turquia: afinal há equipa


Para mal dos pecados daqueles que passam a vida a emitir opiniões depreciativas acerca de Scolari e das suas opções, a selecção nacional juntou ao bom resultado, uma consistente exibição no seu jogo inaugural. Apesar do foco excessivo e obsessivo que desde o início do estágio, tem sido apontado para Cristiano Ronaldo, o destaque neste jogo frente à Turquia tem que ser atribuído ao colectivo e não a Ronaldo ou a outra qualquer individualidade, não obstante o lance chave do jogo, ter nascido de um típico movimento de desequilíbrio individual.

A equipa portuguesa esteve bem em termos de organização defensiva (e note-se, foi a equipa e não apenas os defesas), e em termos ofensivos, também houve movimentações que fugiram bastante à previsibilidade patenteada nos últimos jogos da fase de qualificação. A tónica tem que ser posta no colectivo, contudo, penso que para além do excelente jogo de Pepe e Moutinho, há dois jogadores que devido às dúvidas que muitos colocaram face às suas titularidades ou até mesmo convocações, merecem uma nota de destaque: Petit e Nuno Gomes. O primeiro pela sua entrega e disponibilidade, pelas suas acções quer em termos defensivos, quer em termos de pivot, por onde passa muitas vezes a primeira construção de jogo. Quanto a Nuno Gomes, também se deve referir a inteligência habitual, nos movimentos, na leitura de jogo e na finalização, pois as bolas nos ferros são apenas azar…

1 comment:

Unknown said...

Olá,

Estou a contactar desde o blogue da Selecção Nacional www.tudoportodos.com. Aquí, podes encontrar uma vasta informação relativa à equipa portuguesa e à sua participação no campeonato. No blogue, temos o espaço "Procuramos
o Melhor Blogger" direccionado para adeptos como tu. Pessoas que gostam da selecção e que apreciam o futebol, dedicando parte do seu tempo a escrever sobre este assunto.

O desafio que temos para te lançar é simples. Junta-te a nós através do "Procuramos o Melhor Blogger" e ganha as nossas botas exclusivas. Para isso, tens apenas que escrever no teu blogue um post sobre a selecção e enviá-lo para nós. Depois, é só esperar que os nossos visitantes votem nele. E quem sabe se não és mesmo tu a levar o prémio para casa.

Não percas esta oportunidade. Visita o blogue para ficares a saber mais.

Melhores Cumprimentos,
Rita Andrade
(redactora do blogue)