Saturday, June 21, 2008

A Rússia é que é mecânica!






Guus Hiddink


Há muito tempo que não via uma equipa tão empolgante quanto esta Rússia de Hiddink. É um facto que não começaram o torneio da melhor maneira, mas aos poucos, têm vindo a revelar um futebol extremamente interessante. A laranja, que muitos se apressaram a apelidar de mecânica, foi espremida por uma equipa russa, essa sim, com muito de mecânica, na forma como abordou este jogo. Desde logo na forma como os dois avançados móveis e “defensivos” caíam em cima dos defesas laranjas assim que estes tentavam iniciar a primeira fase de construção e também na forma apoiada e harmoniosa como construíram as suas jogadas ofensivas. A Holanda, tal como já tinha escrito aqui, é uma equipa cujo modelo de jogo, em termos ofensivos, assenta no método do ataque rápido e do contra-ataque, algo que os russos nunca lhes permitiram explorar, fruto de uma consistente transição defensiva.

A equipa de Hiddink dominou e controlou o jogo. O seu ponto menos forte foram as bolas paradas, tendo sido através desses esquemas tácticos que os holandeses criaram as suas maiores situações de perigo, chegando mesmo a concretizar uma delas. No entanto, os primeiros minutos do prolongamento mostraram que muito dificilmente a vitória escaparia a quem mais fez por ela.


Guus Hiddink continua a obter resultados assinaláveis. Quem tem acompanhado o seu percurso, reconhece facilmente neste futebol, a marca do treinador holandês.

Arshavin é simplesmente brilhante. Com apenas dois jogos realizados já conquistou lugar de honra na história deste europeu, para além de ser já o mais sério candidato a melhor jogador do torneio.

1 comment:

Nuno said...

Totalmente de acordo, Paulo. Só há uma coisa que talvez não seja bem assim. A Rússia não jogou mal contra a Espanha. Pelo contrário. Aquela primeira parte foi espectacular. Só que sofreram golos por causa de erros individuais. Tirando isso, encostaram os espanhóis às cordas. Sempre achei que a Holanda iria ter dificuldades, mas também não estava à espera de uma supremacia tão grande. O facto de Arshavin ter jogado nos últimos 2 jogos, creio, foi o único acréscimo de qualidade que a equipa teve. De resto, tem sido sempre isto. Colectivamente, é simplesmente a melhor equipa desta prova. Estás a ver, era por isto que queria este senhor no Benfica... O futebol devia ter mais 5 ou 6 Hiddinks...