Tuesday, January 02, 2007

Votos de um óptimo 2007 futebolístico e o "onze" da primeira volta da liga Bwin

Após uma ausência algo prolongada, venho deixar votos de um excelente ano de 2007 para todos os colegas da blogosfera que partilham comigo esta paixão pelo futebol. Particularmente, gostaria assim de endereçar estes mesmos votos para espaços que habitualmente visito como sejam o jogo directo, catennacio e vedeta da bola.

Agradeço ao Filipe do Jogo directo, o seu voto no apenasfutebol para a categoria “blog revelação do ano” da FBF. Esta distinção, vinda daquele que é para mim um dos melhores blogues futebolísticos, constitui um grande incentivo para continuar com este espaço.
Já agora, e sem qualquer favor, o jogo directo teve o meu voto para a categoria "blog do ano", que foi a única para a qual votei. Infelizmente, por falta de tempo não me inteirei com rigor acerca do respectivo processo de eleição e como tal acabei por não participar devidamente no mesmo, penso até que terei dado esse voto na qualidade de leitor do Sportugal e não como Blogger...

Voltando ao futebol, deixo aquele que é para o apenasfutebol, o onze da liga Bwin, da primeira volta, não obstante faltar uma jornada para a mesma ficar formalmente concluída. Esta selecção fundamenta-se na qualidade dos desempenhos, associada à regularidade dos mesmos.



2 comments:

filipe said...

Obrigado e um bom ano para ti! Já agora, com muitos posts... fazem falta porque são poucos os que falam do jogo propriamente dito!

Em relação ao onze, penso que o campeonato merecia 2: o dos grandes e o dos outros - é que a disparidade é tanta...
De qualquer modo, e não querendo entrar em discutiveis, parece-me que há um que há 2 que não o são: Pepe e Quaresma (apesar do losango)!

Paulo Santos said...

Obrigado mais uma vez, Filipe.

Quanto à questão do onze, devo dizer que sempre coloquei muitas reticências a estes exercícios de elaboração dos melhores onzes. Apenas o fiz por alguma falta de assunto, já que estive um pouco afastado do futebol nestes últimos tempos.

Não aprecio muito estas coisas dos onzes porque, primeiro, precisamente devido ao sistema (como tu bem destacas), que sistema escolher? Sendo certo que isso implica a inclusão de determinados jogadores em detrimento de outros? Qual o critério para a escolha do sistema?segundo porque têm sempre um certo grau de subjectividade, exceptuando, claro, aqueles que se sustentam em dados estatísticos, mas eu, por convicção, não valorizo, assim tanto esses dados - é certo que podem dar uma ajuda importante na análise deste ou daquele jogador, ou das equipas e jogos, mas concentrar a análise, exclusivamente nessa vertente não é, na minha opinião, fiável. Porventura será uma questão de gosto ou preconceito contra a estatística...

Assim, este onze resultou da reunião daqueles jogadores que mais apreciei observar de forma mais ou menos regular. O sistema resultou desse conjunto de jogadores, ou seja, era o que servia melhor essa selecção. É evidente que poderia ter um "banco de suplentes", na medida em que existem outros jogadores que me deixaram hesitante em certas posições.
Mas em relação aos que falas, devo dizer que, não obstante reconhecer um enorme talento a Quaresma, vi alguns jogos do F.C.P em que ele se "apagava" durante alguns períodos desses mesmos jogos. Sobre Quaresma, creio que ainda falta qualquer coisa para que tenha uma consistente "maturidade futebolística", ou consistência táctico-técnica, como se queira chamar - é certo que é jovem, mas Moutinho também o é e impressiona muito nesse aspecto específico.

Quanto a Pepe, tê-lo deixado de fora, é uma opção carregada de subjectividade - reconheço! Ainda não me convenceu...mas tendo em conta o unanimismo que tenho observado, admito que vou estar particularmente atento a ele nos próximos jogos...

Dois jogadores que me fizeram hesitar foram Lucho - não o coloquei pelas fracas prestações do início de época e Nani precisamente pelo contrário, ou seja, um início de época fulgurante, e alguma perda de "brilho" nas últimas jornadas.

Um grande abraço