Tuesday, January 23, 2007

Não há paciência...

No início da época, Domingos Paciência afirmou que iria alterar o modelo de jogo característico do U. Leiria. Domingos assumia publicamente que o seu Leiria iria deixar de ser uma equipa defensiva, para passar a praticar um futebol mais ofensivo e dominante.

Até ao momento, cumprida que está a primeira volta do campeonato, nada disso se tem observado. O U. Leiria assenta os alicerces do seu jogo (mesmo quando defronta adversários da sua estirpe) no bloco médio baixo e no contra-ataque ou ataque rápido. Quanto a isto nada contra. A única coisa que talvez fosse escusada foi essa assunção de Domingos em anunciar um modelo de jogo diferente.

Outra coisa que não larga Domingos (ou é a coisa que não o larga a ele) é o desenfreado e sistemático queixume acerca das arbitragens. Não me recordo de um jogo que a equipa do Lis tenha perdido (e alguns até empatado) em que o treinador não tenha recorrido a esta patética e muitas vezes despropositada lamúria. Lembro-me até de um jogo frente ao Beira-Mar no qual a arbitragem foi objectivamente prejudicial ao clube aveirense.

Domingos Paciência, à semelhança de outros jovens treinadores que agora começam a iniciar a respectiva carreira, tem colhido a simpatia da imprensa, tendo até tido honras de comparação com José Mourinho!!

Existe sempre, aquela ténue esperança de que os novos tragam algo de também novo, seja no futebol, seja em qualquer outra actividade humana, contudo, Domingos Paciência, para além de não ter trazido nada de novo, parece estar a sedimentar ainda mais os velhos e bafientos hábitos desde há muito instalados no nosso futebol.

No comments: