Tuesday, January 23, 2007

A urgência de um central na luz

Quando a questão da contratação de um avançado para o Benfica está na ordem do dia, eis que surge mais uma urgência para os lados da Luz: a necessidade de colmatar a saída repentina de Ricardo Rocha para Inglaterra. Esta situação aliada à saída de Alcides para o PSV, faz com que o Benfica fique unicamente com dois defesas centrais no plantel principal.

Tal como já escrevi aqui, penso que mesmo sem a saída destes dois elementos, o Benfica com o seu actual modelo de jogo, necessitaria de um defesa central algo diferente dos que possui. Um defesa central que “saia a jogar”, isto é, com boa capacidade de passe e alguma velocidade. Tem sido frequente observar os centrais do Benfica a efectuarem passes longos, muitas vezes mal direccionados. É importante – numa equipa que se quer pressionante e com as suas linhas adiantadas - que na chamada primeira fase de construção (à saída da grande área), exista essa boa capacidade de passe e alguma visão de jogo. Seria assim útil um central na senda de Rafael Marquez ou Ricardo Carvalho.

Assim de repente, a propósito desta reflexão, lembrei-me de um central que até já passou pelo nosso país e que reúne esses atributos: Facundo Quiroga, presentemente ao serviço dos alemães do Wolfsburgo. Nunca mais o vi jogar, nem sei se ainda manterá intactas todas as suas capacidades, mas recordo a sua passagem (algo subaproveitada) pelo Sporting e alguns jogos efectuados pela selecção do seu país, e lembro-me que era um jogador bastante interessante.

No comments: