Monday, January 22, 2007

O "clique" que por vezes é necessário...


Não posso deixar de fazer referência ao recente artigo de Luís Freitas Lobo – “Carlos Martins, rebelde com causa”.

Sou grande admirador das capacidades futebolísticas de Carlos Martins. Considero-o o sucessor natural de Deco na selecção nacional, como já tinha expresso aqui.

O seu talento é inegável, contudo, tal como é reconhecido por quase toda a gente, falta-lhe a maturidade futebolística, a consistência que acarreta a regularidade exibicional que nunca conseguiu mostrar aos adeptos do Sporting e do futebol em geral. Lesões, temperamento, enfim, de tudo um pouco para explicar a situação do médio leonino.
Há jogadores que necessitam do tal "clique", e esse estímulo deverá ou poderá ser dado por quem tem a missão de o orientar e treinar.

Um bom exemplo comparável ao de Carlos Martins é Maniche. Proscrito no Benfica, foi posteriormente um jogador chave no F.C. Porto de Mourinho, bem como depois de uma passagem fracassada e frustrante no campeonato russo, consegue uma performance excepcional no mundial da Alemanha, tendo mesmo sido nomeado para melhor jogador do torneio.

3 comments:

filipe said...

Há, na minha opinião, duas questões distintas: a questão fisica e a questão psicológica...
A questão fisica é simples: ou tem remédio (ex:Deco), ou não (ex:Sokota).
A questão psicológica é mais complicada e tem mais a ver com lado humano do que com o lado profissional... No caso de Martins, parece-me que é uma questão de maturidade. Ou seja, ele vai acabar por estabilizar e ter uma boa carreira (se continuar, até lá, em grandes equipas, como é evidente). No entanto, não poderá ter uma explosão ao nível do seu talento e será sempre um jogador intermitente... (Aí comparo-o mais com Pedro Barbosa ou Capucho)
Nesta perspectiva creio, e assumindo não ter um grande conhecimento da causa, que o Sporting faz bem em mantê-lo (mais uma vez invoco os casos de Capucho e Pedro Barbosa)

Abraço

Mário Silva said...

Excelente crónica!! No meu ver a comparação que faz entre Carlos Martins e Maniche é a mais acertada, ou seja, se queremos um Carlos Martins num nivel do Deco (pode ser que chegue lá, no entanto tenho duvidas), o melhor será o jogador sair do Sporting, porque ai já não tem condiçoes para se afirmar... não se esqueçam que já tem 26 anos.

Abraço

Paulo Santos said...

Obrigado pela participação aos dois.
Estou mais de acordo com o Filipe, penso que, mal por mal, acho que o melhor será continuar no sporting. Mal por mal, poderá vir a ser um segundo Pedro Barbosa - talento intermitente, mas reconhecido e visível.

Outros houve que saíram e se perderam. Ex: Hugo Leal