Tuesday, October 10, 2006

Uma recordação de tempos sem marketing...

Em tempo de fase de qualificação para o Europeu de 2008, recordei uma bela geração de futebolistas lusos, que nada deve aos mais recentes representantes da selecção das quinas.

Um conjunto fabuloso de jogadores que pisou os relvados numa altura em que o marketing ainda não grassava no desporto rei e que teve o seu apogeu no Europeu de França em 1984.

Foi o europeu da arte latina. Dos quatro semi-finalistas, apenas uma equipa representava o futebol do norte da Europa, ainda assim, aquela que tradicionalmente mais se aproxima do virtuosismo típico do futebol latino: a Dinamarca, já a viver na antecâmara do sucesso que viria a alcançar em 1992.

O jogo da meia-final que opôs Portugal a França fica para sempre nos anais da história do futebol luso, com duas reviravoltas súbitas no resultado, que acabou por pender para a poderosa selecção gaulesa e o seu meio campo de luxo, constituído por quatro fabulosos criativos: Platini, Giresse, Tigana e Fernandez.

Uma selecção nacional que se deu ao luxo de não contar com nomes como Humberto Coelho, João Alves, António Oliveira e Manuel Fernandes e que mostrou à Europa um pequeno genial chamado Fernando Chalana.



2 comments:

Anonymous said...

Eu lembro-me desse jogo: tinha 9 anos e deve ter sido das primeiras vezes que vibrei e senti um nervoso miudinho mais forte. Ficou-me na memória...

Paulo Santos said...

Obrigado pela primeira visita.

De facto foi um dos jogos que me marcou, não era muito mais velho que tu (13 anos)e foi o segundo jogo que me fez chorar no final!

Já agora, o primeiro jogo que me causou tal reacção, foi a segunda mão da final da taça uefa, uns tempinhos antes, que opôs o S.L. Benfica ;)ao Anderlecht, na velha Luz, 1-1, foi o resultado final, depois da derrota em Bruxelas por 1-o - Losano - o nome do jogador que acabou com o sonho...