Friday, October 13, 2006

Futebol português: método defensivo à zona ou individual? (I)


Mais importante que os sistema de jogo de uma equipa, são os métodos de jogo utilizados, defensivos ou ofensivos.

São três os métodos defensivos em futebol, a saber: método individual, mais comummente designado por defesa homem-a-homem, o método à zona, o método misto ou zona mista e a zona pressionante, por vezes designado - e mal porque também se pode pressionar alto sem ser de forma zonal – por pressing alto.

Actualmente o método defensivo utilizado pelas equipas de top é o método da zona, variando depois a amplitude do pressing, para se definir se é zona pressionante ou não - sobre isto não restam dúvidas.

Nuno Amieiro, na sua tese de mestrado, adaptada a livro – Defesa à Zona no Futebol. Um Pretexto para Reflectir sobre o «Jogar» … Bem, Ganhando! - , desenvolve a ideia de que o método individual tem duas formas diferenciadas de se manifestar, ou seja, pode ser pela marcação individual do adversário, marcação essa tendo como referência o adversário (independentemente de quem seja o adversário) e não o espaço e o sítio onde a bola se encontra (referências do método à zona). Outra forma é aquela onde a referência de marcação é personalizada, ou seja, é atribuído ao jogador a missão de marcar determinado jogador da equipa adversária, ficando assim encarregue de seguir exclusivamente esse jogador. Segundo Nuno Amieiro, são estas duas manifestações do método individual que consubstanciam o padrão defensivo das equipas portuguesas: “…no futebol português, ignora-se, por completo, o que é verdadeiramente «defender à zona». Não se percebe que existe outra realidade, outra forma de se perspectivar a organização defensiva de uma equipa. Só este facto justifica o «padrão defensivo» que a quase totalidade das equipas apresenta: uma «defesa homem-a-homem» mesclada com algumas «marcações individuais», o mesmo é dizer, um «jogo de pares» onde as equipas procuram «encaixar» no adversário…”

(...)
continua em breve

1 comment:

Tiagojcs said...

De facto as equipas nacionais entram em campo quase sempre com uma mentalidade mais defensiva .

Mas não somos só nós , alias se tivermos em consideração o último Mundial de Futebol vemos que a grande maioria das selecções , inclusive as 2 finalistas , tinham modelos de jogo e finalidades defensivas superiores às atacantes .