Monday, October 30, 2006

Para além de Mário Jardel

Há uma equipa no nosso campeonato que me merece um certo destaque. Não é pela sua posição na tabela, nem por qualquer resultado extraordinário que tenha alcançado, e sim, pela qualidade demonstrada em alguns aspectos do seu jogo. Essa equipa, que já me mereceu umas considerações neste espaço é o Beira-Mar.

O Beira-Mar desde o início da época foi alvo da curiosidade de muitos, suscitada pela aquisição de Mário Jardel. Esperar-se-ia um modelo de jogo para a equipa construído à medida do goleador brasileiro, ou seja, jogo centrado nos corredores laterais tendo em vista servir Jardel através de cruzamentos. Nesta perspectiva, o sistema que se esperava vir a ser implementado seria o 4x3x3. No entanto nada disso se tem verificado. Augusto Inácio tem optado pelo 4x4x2 (losango), alternando-o em algumas circunstâncias pelo 3x5x2 ou 5x3x2. Mas o aspecto que mais merece destaque é o facto de a equipa defender “à zona”, mesmo contra equipas que não as do “seu campeonato” – foi o que se pôde constatar do jogo da última jornada frente ao Sporting. Utilizando o mesmo sistema de jogo do seu opositor, poder-se-ia esperar da equipa aveirense um certo “encaixe” nas peças do adversário, visando anular a influência decorrente da sua maior qualidade técnica. Novamente não foi isso a que assistimos, e sim – quando sem bola – a um bloco compacto, com permanentes acções de cobertura que basculava em função da posição da bola. Não o fez com total eficácia, pois foram vários os espaços vazios que se criaram (sobretudo nos minutos iniciais) e que os avançados leoninos não souberam aproveitar, mas isso também decorre naturalmente da maior valia técnica dos jogadores verde e brancos.

Não sendo totalmente eficaz em termos de processo defensivo, a “zona” do Beira-Mar torna-se mais profícua no que respeita às transições ofensivas, sobressaindo assim uma das virtudes do método da zona, que é o facto de a equipa não se organizar (ou desorganizar) em função do adversário e sim em função dela mesma, ou daquilo que é o seu modelo de jogar, e de facto, a equipa aveirense, sempre que tinha a bola em seu poder parecia saber de cor o caminho a dar-lhe: em poucos toques fazê-la chegar rapidamente à grande área do adversário.

Em termos de destaques individuais, para além do renascido Jardel, há ainda um lateral esquerdo muito interessante: Tininho, um lateral ofensivo que controla bem os timings de subida e recuperação; Luciano Ratinho, um médio criativo que funciona como o "número 10" da equipa e Wegno, um avançado de grande mobilidade.

1 comment:

Ricardo Campos said...

http://www.aguiamoribunda.blogspot.com/ vistem e comentem!!