Tuesday, August 29, 2006

Sporting: o losango dinâmico


Como já referi, e sendo uma questão pacífica para quem gosta destas reflexões em torno das questões tácticas, o sistema 4x4x2 com o meio campo disposto em losango, é um sistema que, comparativamente a outros, exige alguns preceitos específicos.
Defendem alguns especialistas que este sistema de jogo é algo desequilibrado, sobretudo quando comparado com outros sistemas. Esse desequilíbrio justifica-se por via de uma distribuição pouco racional dos jogadores no terreno de jogo (mais em profundidade que em largura).

É evidente que, tal como em outros sistemas de jogo, há que considerar a dinâmica do sistema que é dada, quer pelo modelo de jogo que o treinador preconiza, quer pelas características dos jogadores.

Ao nível da dinâmica de jogo, existem algumas ideias que podem minimizar esse desequilíbrio teórico, desde logo, a dinâmica dos médios interiores, tornando-se imperioso que joguem em permanente transição defensiva/ofensiva. A questão da largura é bastante importante neste sistema, que não contempla jogadores posicionados, de base, nas alas. A lateralização do jogo fica assim entregue à referida dinâmica dos médios interiores, às subidas dos defesas laterais e também à mobilidade dos avançados.
Em suma, poder-se-á afirmar que existem princípios de jogo quase obrigatórios para este sistema: muita mobilidade; permanentes acções de permuta posicional e muita circulação de bola.

O Sporting é um exemplo em Portugal, de uma equipa que utiliza este sistema com reconhecida eficiência.
Para já, encontra-se rotinada neste sistema, visto que iniciará a terceira época consecutiva com a utilização do mesmo, apesar dos diferentes treinadores que o têm vindo a trabalhar. Outro aspecto a assinalar é o facto de possuir um plantel “à medida” do sistema de jogo. Não existem médios ala ou extremos no plantel, com excepção do Camaronês Douala, existindo sim, bastantes médios centro. Para o vértice recuado do losango, existem duas opções “naturais”: Custódio e Carlos Paredes. Para os restantes vértices, existe um lote considerável de jogadores que aí poderão encaixar: Carlos Martins; João Moutinho; Nani; Romagnoli; João Alves; Farnerud sendo que qualquer um deles poderá ocupar qualquer um dos vértices. Acrescente-se ainda, Paredes e Tello, que também poderão jogar na posição de médios interiores.
Da observação dos jogos de pré-época e do jogo contra o Boavista, pôde constatar-se a evidência dos princípios de jogo supra-mencionados.

No comments: