Friday, May 02, 2008

FC Zenit S. Petersburgo: vendaval russo a assolar a Europa do futebol


De um lado Ribery, Luca Toni, Miroslav Klose, Khan e muitos outros nomes de alto gabarito, do outro, um conjunto de nomes complicados de pronunciar e maioritariamente desconhecidos do comum adepto. De um lado o histórico e poderoso Bayern Munique, do outro, um clube que até nem é dos mais glorificados da Rússia.

Só estará espantado quem ainda não tinha visto jogar esta equipa do Zenit S. Petersburgo que ontem venceu com estrondo aquela que era apontada como a grande favorita para vencer a competição. É que para trás, os russos já tinham eliminado equipas como Marselha, Villarreal e o Bayer Leverkusen, estes últimos vencidos de forma categórica no seu estádio.

Os nomes mais sonantes do Zenit, serão provavelmente o do seu treinador, o experiente holandês Dick Advocaat, Andrei Arshavin, um médio ofensivo russo internacional pelo seu país (excelente jogador) e Tymoschuk, também internacional pela Ucrânia. Pavel Pogrebnyak é outro nome que já começa a dar que falar devido à quantidade de golos que já marcou na competição - onze no total - tornando-se o melhor marcador da prova até ao momento, sendo que ontem facturou os dois golos que lhe permitiram atingir essa posição, ultrapassando, precisamente um seu adversário da equipa bávara, Luca Toni. Certo é que o jogador russo dificilmente deixará de ser o melhor marcador desta edição da Taça Uefa, não obstante não poder disputar a final devido a castigo. É que, quem está atrás de Pogrebnyak na lista, já não se encontra em competição.

Pavel Pogrebnyak, Arshavin, e outros elementos da equipa são excelentes jogadores, contudo, a grande virtude da equipa russa reside no colectivo (Arshavin nem jogou ontem). O futebol do Zenit parte de uma boa organização defensiva, sustentando o seu processo ofensivo em função das circunstâncias do jogo e do posicionamento do adversário, isto é, seja em contra-ataque e/ou ataque rápido ou em ataque posicional, a equipa facilmente consegue criar desequilíbrios nas estruturas defensivas dos adversários. Futebol fluído, processos simples e velocidade são em traços gerais os grandes condimentos da equipa russa. Veremos o que farão perante o ferrolho escocês do Rangers FC, na grande final de Manchester.

Depois do CSKA em 2004/2005, uma outra lufada de ar fresco oferecida por uma equipa russa num futebol europeu moldado para as grandes potências das ligas mais opulentas.

1 comment:

Nuno said...

Sem dúvida, uma grande lufada de ar fresco, este Zenit. Se a final, então, fosse com a Fiorentina, seria um grande jogo. Um amigo russo, disse-me, quando calhou ao Zenit o Bayer Leverkusen nos quartos-de-final, que a equipa passaria facilmente. Já antes me tinha dito que este Zenit chegaria à final e que a única equipa que temia era o Bayern de Munique. Achei-o demasiado optimista, mas a verdade é que tinha razão. Grande Zenit. Não vou perder a final da UEFA.