Thursday, December 07, 2006

Notas finais da fase de grupos da Champions League


Sporting: pouco mais há a acrescentar ao que já foi dito no post anterior. No entanto, a título de nota final, deve dizer-se que a equipa leonina – não contando com a última jornada – teve uma prestação para além do que era expectável, sobretudo no início da prova e quando defrontou os mais fortes adversários do grupo. O Sporting surpreendeu com a vitória frente ao Inter, e abriram-se expectativas relativamente à passagem à fase seguinte. Paradoxalmente, no que era esperado que acontecesse – a qualificação para a taça Uefa – a equipa acabou por claudicar na última jornada.

Benfica: Começo de prova titubeante, não tanto (como foi sugerido por muitos) pelo empate na Dinamarca, já que o Benfica acabou por ser a única equipa do grupo que ali pontuou. O resultado na Luz, frente ao Manchester United é que terá tido peso significativo nas aspirações encarnadas. Ainda assim, seguiram-se duas vitórias concludentes em casa, frente ao Kopenhagen e Celtic, que vieram abrir a porta da qualificação. Tendo as decisões finais ficado reservadas para a derradeira jornada – fruto de resultados de terceiros que não beneficiaram a equipa de Lisboa, com a agravante de ter de realizar o jogo decisivo em Old Trafford com a equipa inglesa ainda não apurada - , o Benfica acabou por atingir o objectivo mínimo que é a qualificação para a taça Uefa.

F.C. Porto: À semelhança do Benfica, também não começou bem a prova mas acabou por conclui-la de forma bastante consistente. As vitórias concludentes em Hamburgo e na Rússia foram determinantes no apuramento para a fase seguinte. Na última jornada, as circunstâncias levaram a que tivesse havido um jogo de “gestão” no estádio do dragão.
Agora nos oitavos de final, a equipa portista terá adversário de respeito: Chelsea, Liverpool, M. United, Bayern, Valência, Lyon ou AC Milan, uma destas equipas discutirá o acesso aos quartos de final com o F.C. Porto.

Em termos globais, há que referir que este ano a primeira fase da prova não trouxe grandes surpresas. Seguem em frente os clubes dos principais campeonatos europeus: A Inglaterra com quatro clubes (Chelsea, M. United, Liverpool e Arsenal), a Espanha com três (Barcelona, Real e Valência) e Itália também com três (AC Milan, Inter e Roma). A Alemanha terá o Bayern como o seu único representante. O Hamburgo terá sido a grande desilusão da prova e o Bremen estava inserido em grupo muito forte. Restam assim dois clubes franceses: o Lyon, um crónico dos últimos anos e o Lille que já na época passada discutiu a passagem até ao fim, tal como ocorreu este ano. PSV Eindhoven, F.C. Porto e Celtic de Glasgow completam o lote de apurados.

2 comments:

lobo mau said...

só existe uma equipa em Portugal que luta de igual para igual com os colossos europeus Porto e mais nenhum

Paulo Santos said...

O único colosso com que o fcp se bateu nesta primeira fase foi com o Arsenal - saldo - uma derrota em Londres e um empate num jogo em que o Arsenal jogou qb dadas as circunstâncias! Por isso, não sei se será verdade essa história de que é a única equipa portuguesa com capacidade para defrontar colossos.

Penso que a fase seguinte será elucidativa a esse respeito.