Monday, December 11, 2006

F.C. Porto: o eterno retorno ou mais uma ausência de análise racional


Há por aí, agora, uma nova verdade absoluta que tudo e todos teimam em repetir: o F.C. Porto é a única equipa portuguesa com capacidade europeia – seja lá o que isso for.

Jornalistas, analistas e adeptos partilham esta convicção, sustentada também pelo próprio discurso de Jesualdo Ferreira e de alguns jogadores portistas.

Por parte da imprensa e de alguns comentadores, parece existir uma espécie de nostalgia em relação aos feitos recentes do F.C. Porto de José Mourinho, tendo-se já chegado ao ponto de terem sido feitas comparações de desempenhos entre esse Porto e o Porto de agora. É mais uma prova daquilo que, em algumas ocasiões tenho tido oportunidade de destacar, ou seja, a falta de racionalidade com que as matérias futebolísticas são tratadas. Não se busca apenas um novo Mourinho, agora também se procura um novo F.C. Porto de Mourinho…

Este espaço foi criado sem grandes pretensões, sem cor clubista e com o propósito único de escrever sobre futebol – aquele que se joga entre as quatro linhas, contudo, esse propósito tem sido desvirtuado – reconheço – por força de algumas circunstâncias que fazem reflectir todos aqueles que gostam de futebol. Uma dessas circunstâncias é a falta de qualidade da nossa imprensa desportiva e de muitas das análises e comentários que são feitos diariamente pelos opinion makers que em Portugal parecem ter um feed-back mais imediato e bem sucedido que em outros locais.

Sobre este assunto da capacidade europeia do F.C. Porto, pegue-se nos factos. Evidentemente que, tal como em outras paragens, a subjectividade não deixará se fazer parte da análise. A diferença estará porventura no facto de aqui ser assumida.

Tenho alguma dificuldade em definir – salvo algumas excepções óbvias - o que é um colosso do futebol europeu, contudo parece-me que serão as performances na liga dos campeões, nos últimos anos, um dos critérios utilizado por quem utiliza o chavão.
Nesse sentido, o único colosso com quem o F.C. Porto jogou nesta primeira fase foi o Arsenal – finalista vencido da última edição da prova. O saldo dos dois jogos resultou em uma derrota clara em Londres e num empate no Porto, em que ambas as equipas não se encontravam pressionadas para jogar futebol.

Não pretendo de maneira nenhuma retirar mérito ao F.C. Porto pelo feito de passar aos oitavos de final da prova, apenas penso que haverá por aí alguma falta de racionalidade e prudência em algumas análises que têm sido feitas.

2 comments:

Sidarta Martins said...

Os caras precisam de um ou uns times em quem os torcedores possam acreditar. Sem esperanças, as vendas e audiências caem.

Coloquei uma ligação do Na Cal pra cá.

Abraços,

Paulo Santos said...

Sidarta, muito obrigado.
O vosso blog está muito interessante, não hesitei em linká-lo assim que tive contacto com ele.

Grande abraço