Monday, November 13, 2006

Taxativo


"...As equipas de menos qualidade baixaram a qualidade. Está menos equilibrado, as equipas têm menos recursos, o nível qualitativo baixou, isso nota-se muito. Há menos competitividade, pelo que tenho visto, o que não é bom para o futebol português..."


José Peseiro

Ver entrevista completa aqui



Se houve treinador nos últimos tempos que viu a sua imagem ser desgastada até à exaustão, esse treinador foi José Peseiro. Amante do que comummente se designa por bom futebol, Peseiro inscreve-se naquele lote de treinadores que, nos antípodas dos “resultadistas”, tem uma ideia dominantemente estética do jogo, o que foi sobejamente reconhecido por muitos analistas, quando solicitados a comentar a qualidade de jogo do Sporting de há duas épocas. É certo que essa qualidade pecava por irregular, também é certo, e veio-se a confirmar depois, que existiram os tais “problemas de balneário” a que o treinador não soube dar resposta adequada, mas o que também ninguém pode negar é que foi sob a orientação do treinador ribatejano que o Sporting – arredado das grandes façanhas europeias desde a conquista da taça das taças na longínqua década de 60 - atingiu a final de uma competição europeia, deixando para trás reputadíssimas equipas de campeonatos mais competitivos que o nosso. Antes disso, ainda há a destacar o facto de ter conduzido o Nacional da Madeira, desde a 2ª Divisão B ao principal escalão do futebol português.
Agora na Arábia Saudita, longe das pressões típicas do nosso burgo, Peseiro continua a olhar para o nosso futebol, e deixou umas impressões interessantes sobre o mesmo em entrevista concedida ao site Sportugal, da qual destaco a afirmação que abre o post, e a qual subscrevo totalmente.

2 comments:

xano said...

Um grande treinador com grandes ideias. Não teve a protecção que devia enquanto treinador do sporting.

http://bolaoposte.blogspot.com

Pati said...

Peseiro também teve algum azar porque foi o treinador que quase foi campeão, quase ganhou a taça Uefa...enfim...
http://bolaoposte.blogspot.com/