Wednesday, November 22, 2006

Leituras

«A Sicília é hoje a ilha dos tesouros. Pela primeira vez na história do calcio tem três clubes na série A, ainda por cima todos bem classificados, o que tradicionalmente só acontecia nas regiões mais ricas do norte. (…)

Dizem agora os políticos sicilianos que o boom do futebol está a resgatar a ilha (7 milhões de habitantes) das garras da máfia e da criminalidade (…)

(...) o sempre moralista Financial Times entretem-se a fazer uma impiedosa análise ao futebol italiano, partindo justamente da anomalia da Sicília se encontrar na crista da onda. Diz o jornal londrino: “quando o reino da delinquência pode competir com os outros de igual para igual, isso significa que o sistema colapsou.” E mais: “Another Kicking for Southern Italy´s football”, que é como quem diz: depois do calciocaos um outro soco na credibilidade do futebol italiano acaba de ser desferido pelo sul do país”.

Francamente, mais valia estarem calados e olharem para o seu próprio umbigo. Será dor de cotovelo por verem a Itália a ostentar o ceptro de campeão mundial? Será que já se esqueceram do mega-escândalo de centenas de trasnferências fraudulentas entre os principais clubes ingleses, com comissões ilícitas pagas aos managers, com corrupção à mistura? Será que ainda não deram pela presença no seu futebol de personagens como Abramovich, Gaydamak e Joorabchian cujas fortunas têm contornos mais que suspeitos? Faziam melhor figura se metessem a viola no saco.»

«A ilha dos tesouros», por Manuel Martins de Sá (A Bola, 22.11.2006).

1 comment:

Sidarta Martins said...

A Inglaterra é famosa por dar vistos aos que investem seus milhões não legítimos lá.

Se há um $$ investido lá, não precisa falar onde o obteve, seu visto estará garantido.

Abraços,