Thursday, February 26, 2009

Taça Uefa - 16 avos de final: uma observação

Das 16 equipas apuradas para os oitavos de final da Taça Uefa, apenas duas pertencem às ligas mais poderosas: a Udinese e o Manchester City. Cairam a Fiorentina, o Aston Villa, o Tottenham, o Valência e até o Milan…
Verifica-se existir, assim, uma situação diversa à que ocorre na Liga dos Campeões, onde, ano após ano, assistimos a uma passeata dos grandes clubes das ligas italiana, espanhola e inglesa.

É de assinalar, também, o ressurgimento dos clubes de leste, algo que já vem sendo uma tendência nos últimos anos. Da antiga URSS, estão presentes cinco clubes. Depois há de tudo um pouco: turcos, portugueses, alemães, franceses e até um surpreendente Aalborg, representante da Dinamarca que “despachou” o Deportivo de Espanha por concludentes 6-1 no total dos dois jogos!

Esta situação permite-nos, facilmente, concluir que o formato da prova maior deveria ser forçosamente alterado. A grande diferença entre as “grandes ligas” e as outras, reside mais nos topos das tabelas classificativas, onde se encontram, precisamente, aqueles que têm acesso directo ou semi-directo à prova, porque quanto ao resto, as diferenças são ténues ou mesmo nenhumas. Torna-se evidente que seria mais interessante que pudessem entrar mais equipas campeãs de outras ligas que não as primeiras do ranking, restringindo e limitando as entradas oriundas destas. Penso que isto seria algo próximo do que Platini já defendeu há uns tempos atrás. Claro que uma alteração dessas teria implicações financeiras já não tão interessantes para os senhores do futebol…

1 comment:

Nuno said...

Concordo. A Liga dos Campeões começa a ser repetitiva, ano após ano...

Abraço!