Monday, February 02, 2009

A essência do futebol

O golo de Mantorras na última jornada deu azo a muita prosa nos dias seguintes. Também não vou fugir à regra. Muitos são os que se interrogam sobre a espantosa relação de empatia que Mantorras tem com as bancadas. Relativamente a esse aspecto, Vítor Serpa apresentou, no jornal de que é Director, uma perspectiva que eu subscrevo totalmente e que passo a citar:

“... Julgo que as gentes benfiquistas vêem, no angolano, o que viam em muitos dos seus jogadores do passado. Um coração tão grande como a alma, uma alma tão grande como a vontade de ganhar e, como nesses tempos se dizia, de jogar à Benfica. Nos tempos modernos, os benfiquistas têm andado demasiado desiludidos com estrelas que insistem em brilhar sem suor e, talvez por isso, o futebol do clube, antes feito de emoção e de intensidade de jogo, foi-se tornando indolente e, não raras vezes, entediante. Por isso, quando Mantorras aquece, incendeia as bancadas de um fogo que parecia adormecido. E se mantorras entra em campo, faz um golo e, por culpa dele, o Benfia ganha, como ontem aconteceu, somam-se razões que a razão dos críticos e de toda a ordem de sábios do futebol parece desconhecer…”

(Vítor Serpa, A BOLA, 1/2/2009)

Vive-se o tempo do futebol racional. Um tempo que exaltou, de forma excessiva, a figura do treinador e onde diariamente proliferam, um pouco por todo o lado, as mais sofisticadas análises acerca do jogo. Num tempo destes, um fenómeno como Mantorras, é algo que possui (e apenas por breves instantes, o que lhe confere ainda mais fascínio) a capacidade de fazer transparecer a mais natural e verdadeira essência do futebol: a emoção.

1 comment:

Unknown said...

online jogos
Having worked in a game store as a store manager for nearly eight years, I would advise that everybody
here takes these ‘leaked dates’ with the biggest pinch of salt you can muster.
I recognise the scan that has been posted as being an extract from our marketing bulletin
and they were known to be hilarously off the mark with release dates (with many dates being placeholder dates).