Wednesday, April 11, 2007

Um reparo [ainda sobre o pesadelo romano]

Convém deixar bem claro o seguinte: quando destaquei no post anterior que a goleada foi sofrida por uma equipa italiana, não foi com a intenção de sublimar o feito com base no suposto "defensivismo" que muitos analistas teimam em colar ao futebol italiano.

Ao dar uma volta por aí, tenho reparado na sublimação do feito da equipa inglesa pelo facto do seu oponente pertencer ao calcio "defensivista". Constato até em alguns casos que essa sublimação se faz acompanhar de uma certa satisfação, como se de uma vitória moral se tratasse! Penso que tal atitude apenas revela um profundo ressentimento fundamentado em inúmeros desaires das nossas equipas, ocorridos frente ao futebol italiano.

Não sei o que é isso do cinismo e do "defensivismo". Sei apenas que sempre houve ao longo da história do futebol italiano uma atracção forte pela vertente táctica do jogo e que por norma as equipas italianas são bastante fortes no que respeita a organização defensiva e à ocupação dos espaços. Mas não o serão todas as grandes equipas europeias, e que ganham títulos, da actualidade? A AS Roma possuía até ao dia de ontem um dos melhores registos, em termos de golos sofridos, desta edição do torneio.

Como já escrevi aqui, é curioso que o catenaccio, legatário do ferrolho, que foi ironicamente um produto de um treinador nascido no país que ainda hoje é lembrado e considerado como um dos expoentes do outro lado da medalha, ou seja, o futebol-espectáculo e ofensivo da famosa wonderteam austríaca, é ainda teimosamente referenciado como a imagem de marca do futebol italiano, ficando na sua penumbra outras criações ocorridas no país transalpino, como sejam a zona pressionante do Milan de Sachi...

PS: será que Paulo Bento, por sinal um jovem técnico que tem sido bastante acarinhado pela imprensa portuguesa, depois desta afirmação irá ser considerado um fiel devoto do catenaccio?

No comments: