Monday, April 16, 2007

Outros "dream teams"

A memória colectiva do futebol é por vezes algo injusta. Quando se fala de "dream team", o que essa memória nos traz de imediato à mente é o Barcelona de Cruyff. No entanto se vasculharmos bem, poderemos encontrar variadíssimas equipas que ao longo da imensa história do futebol também valem bem o epíteto supramencioando.

Uma dessas equipas, foi sem sombra de dúvida o A.C. Milan da década de 80, que já me tem merecido algumas referências neste espaço. Só não é recordada dessa forma, devido ao eterno estigma do "defensivismo" que se cola ao futebol italiano.

O primeiro vídeo mostra-nos uma das finais europeias desse Milan. As breves imagens (dos golos) não são suficientemente elucidativas de um dos aspectos marcantes do futebol praticado pela equipa: a zona pressionante, não obstante ter sido, nesse jogo, posta em prática de forma proeminente. O lance do segundo golo mostra bem como a equipa, posicionada no meio campo adversário, numa acção pressionante, ataca o portador da bola da equipa adversária, recuperando-a e lançando um ataque rápido.





Neste vídeo observamos outra característica daquilo que recentemente se considerou ser uma grande inovação tendo-se vulgarizado no discurso de jornalistas e analistas -a "pressão alta". O aspecto que observamos é a linha defensiva avançada no terreno.
Podemos observar como o também magnifíco Nápoles de Maradona, Careca, entre outros, tira partido de um dos aspectos desfavoráveis do uso deste método defensivo - os espaços criados nas costas da defesa, devido ao facto de o recuo defensivo ser efectuado em função da progressão da bola.


1 comment:

Sidarta Martins said...

Hoje eu critiquei o jeito italiano de jogar retrancado. Estes dois vídeos só reforçam. Só estrangeiros como estrelas dos dois times.