Friday, October 17, 2008

Sobre Cristiano Ronaldo

E porque não comentar sobre Cristiano Ronaldo? Serei eu o unico a ver que desde que ele passou pela estranha metamorfose como jogador de futebol, nao houve uma unica exibiçao decente pela selecçao e que muito nos ressentimos disso(sendo ele a nossa principal referencia) e que apenas um super-Deco no Europeu foi-nos garantindo a criatividade necessaria para fazermos 2 bons primeiros jogos?Passo a explicar. Lembro-me de toda a Inglaterra cair em cima de Ronaldo, desde o momento da sua chegada. Para eles, nao passava do "one trick pony", "no end product boy". Os ingleses estranhavam depois o nivel exibicional de Ronaldo pela selecçao, onde juntava às suas já conhecidas habilidades, produtividade. Era uma clara questao de inadaptaçao ao jogo ingles que ainda vai mantendo alguns traços que o distinguem do continental, embora o tempo do kick and rush ja la va ha muito.Ronaldo foi evoluindo nos pontos que precisava e sempre foi excelente nos jogos por Portugal(e criticado em Inglaterra ate 2005\2006), exceptuando o inicio do Mundial2006 onde se deixou levar pela ansiedade propria de quem tem demasiada pressa em afirmar-se como numero um.Para o estilo de jogo da nossa selecçao, aquele Ronaldo era ideal.Chega a epoca 2006\2007 e o prodigio explode. Nessa epoca foi quase perfeito. Era dinamico, criativo, tomava a responsabilidade de criar para a equipa, já tinha principios colectivos, aprendeu a jogar sem bola e a aparecer mais em zonas de finalizaçao e já estava melhor adaptado ao jogo de rapidas transiçoes de Inglaterra. Falado para melhor do Mundo com toda a justiça. Pela selecçao sempre bem, participando em 2 jogos que nos deixaram nos pincaros com o Brasil e a Belgica, exibiçoes faladas por todo o Mundo.Depois a estranha mudança, 2007\2008. Repentina. Incompreensivel. As razoes eu desconheço(talvez apresentar golos como argumento irrefutavel para os premios individuais?), mas Ronaldo parece outro jogador. Finalizador exterminador, letal, muito mais inteligente nos movimentos colectivos, muito menos à linha, sempre a procurar zonas interiores para finalizar. Mas infelizmente, as vantagens que adquiriu vieram acompanhadas de desvantagens...e graves! Perdeu muita da sua capacidade de drible, o seu toque suave parece perdido(a bola ja nao cola), a capacidade de mudança de direcçao, quando tenta desequilibrar acumula perdas de bola(ele nao se agarra demais À bola como dizem, o problema é perde-la quando tenta, ao contrario de antigamente). E ele tem 23 anos! Nao era para isto acontecer ja...Este novo Ronaldo, nós ainda nao sabemos bem o que lhe fazer na selecçao. Talvez Queiroz saiba melhor do que ninguem como enquadra-lo, mas para já tem falhado, embora o jogo com a Suecia estivesse longe de ser uma ma exibiçao, mesmo assim distante do que o antigo Ronaldo era capaz de produzir.

Comentário de Rui Azevedo ao texto (já agora, excelente) Ainda sobre o inicio de Queiroz..., publicado no jogo directo

5 comments:

PSousa said...

Boas,

Só agora descobri este blog, e gostei de alguns raciocínios, mas quanto a Ronaldo concordo com [quase] tudo, e passo a explicar.

Ele fez na época passada um excelente campeonato em Inglaterra, com exibições de luxo e golos, mas no fim da época a sua produção começou a cair, e que se reflectiu no euro 2008, com as suas pobres exibições, mas já debilitado fisicamente, o que acumulando a alguma fadiga mental, não conseguiu resistir ao esforço, tendo depois sido operado, e sabendo-se que já andava a jogar dimínuido. regressou, e neste momento avaliar Ronaldo, é precoce, pois a forma e ritmo da qualidade de um jogador como Cristiano que faz da explosão, força e velocidade, em conjunto com atributos técnicos fora de vulgar, o fragiliza, ainda por cima, porque conhecemos as suas capacidades e sabemos do que pode produzir, e como está exposto muito mais que qualquer outro jogador, tem estas referencias por vezes negativas, no fundo com alguma verdade, mas não justas.

As reacções são a fase mais pobre da cabeça de Ronaldo, pois a humildade nunca foi o seu forte, talvez por isso perca muito na conquista de algo que ele quer e outros ganham. espera-se que ganhe maturidade, pois ele necessita dela para ser o melhor do mundo.

Espero ser útil na minha apreciação.

Um Grande Abraço e parabéns pelo blog.

Ruy Moura said...

Olá, companheiro. Quer trocar links entre os nossos blogues?

mundobotafogo.blogspot.com

Saudações Esportivas

Kk De Paula said...

Boas, adorei conhecer teu blog, sua apaixonada por futebol e tenho um blog que fala sobre o time da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil. Uma ilha colonizada por açorianos e com um time que é minha paixão, o Avaí Futebol Clube, meu blog é sobre essa paixão, visite:
http://matagato17.blogspot.com

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...

Very rich and interesting articles, good BLOG!
fishing net