Monday, April 07, 2008

A inquinada luta pelo 2º lugar

Nunca foi meu propósito falar sobre arbitragens neste espaço, contudo, tendo em conta o caminho profundamente vergonhoso que o processo "Apito Dourado" está a levar, tendo em conta as inqualificáveis arbitragens das últimas jornadas, torna-se extremamente difícil não deixar aqui uma nota de repúdio pelo estado “terceiro-mundista” do futebol português. Se não fosse assinante da SportTv, o que me possibilita assistir a jogos dos melhores campeonatos, provavelmente já teria direccionado as minhas preferências desportivas para o hóquei em patins ou outra modalidade qualquer.

O FC Porto foi um meritório campeão, que não sobrem dúvidas quanto a isso. Os portistas beneficiaram da sólida estrutura organizacional de que dispõem há largos anos, sendo que, também colheram os frutos da manutenção das melhores unidades de um plantel que começou a ganhar forma a partir da época 2005-2006. O clube azul e branco também tirou partido dos evidentes desacertos estratégicos dos seus rivais directos do Sul. Portanto, relativamente à justiça do título portista, nada a acrescentar.

A história deste campeonato resume-se agora (e já há uns meses) à luta pelo segundo lugar, apimentada pela intromissão dos dois Vitórias na contenda.
O Vitória de Guimarães colhe a simpatia da generalidade dos agentes do futebol (imprensa incluída) pelo facto de ser um clube que, diga-se em abono da verdade, é o único que, para além dos “três grandes”, consegue encher estádios. Nada a obstar a essa simpatia, o que tem que ser condenado é a forma desavergonhada com que o clube de Cajuda tem sido “acarinhado” por parte daqueles agentes a quem é exigido o papel de fazer cumprir as regras do jogo, de forma, evidentemente, imparcial e descomprometida. Jokanovic e Lazaroni, já chamaram a atenção para o facto, tendo essa acção sido de imediato desaprovada pela generalidade dos vários “juízes” que pululam por essa manipulada e manipuladora comunicação social…

Já o Sporting parece estar a retirar dividendos da sua já histórica estratégia do queixume. Ontem, um golo inexplicavelmente anulado ao Braga, a juntar a outras tantas decisões ocorridas nas últimas jornadas e que tiveram sempre o mesmo destinatário em termos de benefício. Gostava de um dia poder assistir à resposta que Paulo Bento daria a um jornalista que tivesse a coragem de o questionar sobre situações em que o seu clube é beneficiado…

Não adianta estar aqui a descrever os inúmeros casos que espelham esta triste realidade. Nem sequer vou falar da inenarrável arbitragem de Lucílio Baptista, que semana a semana, nos vai brindando com actuações verdadeiramente patéticas, para não lhes chamar outra coisa…

Estamos na era do Youtube, qualquer um que não tenha assistido aos jogos, pode, sem grande esforço, procurar pelos lances e avaliá-los.

Corrupção, impunidade, incompetência, estádios vazios, promiscuidades várias. Assim vai o futebol português...

No comments: