Saturday, January 12, 2008

Outsiders no topo

Manchester City e RCD Espanyol, o que têm em comum estas duas equipas? O facto de não pertencerem às elites dos seus campeonatos e de se encontrarem actualmente no topo dos mesmos. Mas não só. Manchester City e Espanyol também têm em comum o facto de serem vizinhos de dois colossos do futebol europeu e mundial e como tal viverem na sua sombra. Sempre tive uma simpatia e admiração pelo Espanyol. É de facto de um enorme estoicismo viver paredes-meias com um clube que se confunde com a própria cidade. Barcelona vive e respira o Barcelona FC. Pode parecer mentira, mas a verdade é que muitas das pessoas que visitam a cidade desconhecem a existência de outro clube que não o Barcelona FC.

O clube catalão está a fazer uma época brilhante, encontrando-se a um ponto do segundo lugar, ocupado precisamente pelo rival Barcelona. Já o ano passado o Espanyol fez um brilharete enorme ao atingir a final da Taça Uefa (a segunda na sua história). Da época passada para a actual, não se verificaram mudanças significativas no plantel, com excepção da saída do uruguaio Pandiani. Orientado pelo seu ex-jogador Ernesto Valverde, o Espanyol apresenta um futebol caracterizado pelas rápidas transições ofensivas, sobretudo através de contra-ataque e/ou ataque rápido. O sistema varia entre o 4-4-2 clássico e o 4-2-3-1. Uma linha defensiva que transmite segurança à equipa, não esquecendo também o elástico guarda-redes camaronês, Kameni. Os centrais habituais são jarque e Torrejon, fortes no posicionamento e marcação; na esquerda Clemente ou David Garcia são as opções mais recorrentes, sendo laterais mais posicionais. Do lado direito existe uma aposta mais regular no argentino Zabaleta que gosta de se soltar em apoio às acções ofensivas. A outra alternativa é Lacruz que também é opção para o centro. No meio campo, sobretudo na zona central, tem existido uma maior rotatividade face à época passada, alternando entre o doble pivot composto por Moisés e Angel, ou então juntando a um destes o criativo De La peña. Nas alas, soltam-se Riera à esquerda e Valdo no flanco contrário. Na frente, o mortífero Tamudo que já leva 10 golos na sua conta pessoal esta época, ora jogando só, ora tendo Luís Garcia como companhia. Independentemente de quem joga, uma coisa é certa, os jogos do Espanyol são puras lições do que é o contra-ataque e o ataque rápido.





















Em Manchester, o City, é um caso diferente. Ao contrário do clube espanhol que aposta sobretudo na sua cantera e nos proscritos dos grandes espanhóis, os blues de Manchester viram o seu clube, propriedade do milionário tailandês Shinawatra adquirir, desde logo um dos mais conceituados treinadores do mundo do futebol, Sven Goran Eriksson, para além de um conjunto de jogadores que vieram juntar mais qualidade a outros que já lá estavam antes. Contudo, não se pense que este facto retira brilhantismo à época que o clube está a fazer, pois a qualidade do futebol praticado é inequívoca e nem sequer foram adquiridos nomes com estatuto. O sistema habitual é 4-4-1-1. Na defesa, destaca-se a dupla de centrais, Richards/Dunne. O primeiro, pela velocidade, capacidade de antecipação e de passe, para além de ser já um valor assumido do futebol inglês. O segundo, experiente e muito forte na marcação. Juntos têm formado uma autêntica muralha de betão na defesa blue. No lado direito da defesa, Eriksson incialmente apostou em Corluka, um jogador muito interessante, que nos últimos jogos subiu para o meio campo, como médio de transição tendo tido um excelente desempenho na posição, fazendo dupla com um médio que garante a segurança defensiva nessa zona nevrálgica do terreno: Dietmar Hamman. Onuhoa, tem sido recentemente o substituto de Corluka no lado direito da defesa.Também Richards jogou alguns jogos como lateral direito. À esquerda, o espanhol Garrido, ou Michael Ball. Nas alas o destaque vai para a velocidade do "torpedo" búlgaro, Martin Petrov, um extremo à antiga que encostado à linha lateral, explode em tremendas arrancadas, culminadas quase sempre com remates à baliza ou cruzamentos para a área. Do lado contrário, Ireland é a aposta frequente. Na frente, o italiano Bianchi, aposta do treinador sueco no início da época, tem vindo a perder o lugar para Darius Vassel ou Mpenza, tendo sempre um deles, nas suas costas a criatividade e explosão de Elano, este sim uma aposta regular de Eriksson. O City assenta o seu jogo num bloco médio/baixo e também nas rápidas transições ofensivas, contando para tal com a já referida velocidade do búlgaro Petrov e a técnica do brasileiro Elano que estão ambos a realizar uma época extraordinária.



4 comments:

Camisola10.com said...

Caros Amigos Bloguistas


O www.camisola10.com está a reunir alguns dos blogs de desporto mais interessantes da nossa “Blogoesférico”.

Nesse seguimento, este foi um dos blogs por nós pré-seleccionado para integrar o projecto “blogoesférico”.

O projecto irá permitir, não apenas permutas publicitárias entre blogs, como a publicação no www.camisola10.com de artigos provenientes de todos os blogs registados.

Se é vosso interesse participar nesta iniciativa, enviem um email para administracao@camisola10.com , escrevam no assunto: “Blogoesférico” e coloquem na descrição do email : Nome, nome do blog e a frase “estou interessado”

Até lá.

Bons posts

Anonymous said...

Boa análise!

Falemos do Espanyol. Na época anterior, segui a eliminatória com o Benfica e fui à Luz ver aquele empate 0-0. O facto de ter atingido a final da Uefa significou um bónus que, sinceramente, não esperava.

Por conseguinte, posso assumir que fiquei com boa impressão da equipa. Sem ter grandes estrelas ou jogadores que unanimemente reconheçamos como tal (talvez De la Peña e/ou Tamudo), o Espanyol mostrou ter um colectivo muito capaz.

É preciso analisar e compreender que a equipa não tem um orçamento demasiado elevado para a realidade espanhola e tem feito uma campanha assinalável. Afinal, se calhar, ter atingido a final da Uefa pode não ter sido surpresa, face ao valor real da equipa.

Uma palavra de apreço para Ernesto Valverde. Daquilo que conheço, penso que se trata de um bom treinador, que sem grandes meios consegue colocar a equipa a funcionar. Ainda jovem, faz jus aos bons treinadores espanhóis que têm despontado nos últimos anos: Rafa Benítez, Juande Ramos, Quique Flores, entre outros.

Para finalizar, relembrando a partida disputada na Luz, fiquei com boa impressão dos seguintes jogadores: Lacruz (central), Riera (médio esquerdo) e L. Garcia (volante ofensivo).

Abraço.

Paulo Santos said...

Obrigado, Catenaccio.

É de facto uma equipa muito interessante. Recentemente, o trinador do Bilbao, para a taça do Rei mandou reduzir as dimensões do campo, para reduzir a capacidade do Espanyol. Penso que a coisa acabou por não se concretizar, contudo revela bem que já lhe é reconhecido em Espanha.

Sou grande admirador de Tamudo. Não entendo como nunca deu o salto para um clube de outra dimensão.

Para além dos que citaste, há Valdo, tem jogado como médio ala do lado direito, é da cantera do Real e é um óptimo jogador.
Apesar de terem eliminado o meu (nosso) Benfica, e com muita sorte na 2ª mão, torci por eles na final. É um clube com que sempre simpatizei. Lembro-me da outra final que perderam contra o Leverkusen (também na marcação de grandes penalidades) e Valverde era jogador do clube na altura.


Um abraço

Paulo Santos said...

Correcção: Valdo é oriundo da cantera do Real, agora pertence ao Espanyol.