Monday, January 28, 2008

Sporting - 2 F.C. Porto - 0

Já é um clássico. Sempre que Jesualdo defronta uma equipa cujo sistema assenta na utilização de quatro elementos no meio campo, o professor altera o sistema habitual da sua equipa numa perspectiva de garantir a igualdade numérica nesse sector do campo.

É uma máxima que muitos gostam de sublinhar – a de que as grandes equipas não alteram a sua forma de jogar em função do adversário. Foi estranha a opção táctica de Jesualdo, sobretudo se pensarmos que um dos eventuais pontos fracos do adversário seriam os corredores laterais do sector defensivo, entregues ao jovem Pereirinha – adaptação de recurso no lado direito, e do lado contrário ao muito disponível Ronny, mas que em termos de posicionamento defensivo evidencia algumas fragilidades.

Na segunda parte, o professor voltou ao sistema táctico em que a equipa se encontra absolutamente rotinada, e acabou a jogar em 4-2-4. O F.C. Porto teve sempre o domínio do jogo, mas aí também cabia ao Sporting gerir a vantagem algo cómoda com que saíra para o intervalo. No lado do Sporting, há que destacar o bom jogo de Pereirinha, sempre apoiado pelo incansável João Moutinho, e de Izmailov do lado contrário que, para além do golo que marcou, foi constante também no trabalho defensivo, nomeadamente na missão de parar as arrancadas de Bosingwa. Quanto à velha questão do parceiro de Liedson para a frente de ataque, parece que a solução está encontrada e nem veio do mercado de Inverno...

8 comments:

Anonymous said...

Penso que Jesualdo olhou para a partida de Alvalade como uma oportunidade de testar um sistema híbrido: 4x3x3, em posse, com Marek Cech enconstado à esquerda; 4x4x2, com a interiorização do checo na zona intermediária.
Mesmo na derrota, o professorterá retirado ilações importantes. Assim, o clássico foi uma aprendizagem para os jogos da champions que se avizinham.
Na minha opinião, o treinador do FC Porto deve manter o 4x3x3. Por estar mais enraizado na mente dos jogadores, mais mecanizado, rotinado e assimilado pelos vários elementos. E, depois, pode sempre optar por uma "nuance" estratégica: na transição defensiva, manter o triângulo central unido e, ao mesmo tempo, deslocar os médios-ala para terrenos junto à linha de meio-campo. No fundo, reduzir o bloco, tapar canais de penetração e pressionar numa zona que permita ter os sectores ligados. No desnho, seria um 4x5x1. À "la Liverpool".
Para a opção de 4x4x2 (losango) a melhor opção seria a entrada de Bolatti, como interior direito, próximo de Paulo Assunção, mantendo Meireles na meia-esquerda e dando liberdade a "El Comandante" para pisar terrenos típicos de um n.º 10.

Um abraço.

Paulo Santos said...

Foi essa a ideia, contudo parece-me que não tem jogadores para que a estratégia funcione. Jesualdo alterou o sistema porque receou em demasia o adversário - sempre foi assim e sempre será - tenho sérias dúvidas em relação à capacidade do professor para treinar um "grande"! Para se ser campeão com o Porto em Portugal, de há uns anos para cá, não é preciso ser grande treinador...

Ontem, se a ideia era equilibrar "numericamente" o meio campo, bastaria fazer o que dizes:

"na transição defensiva, manter o triângulo central unido e, ao mesmo tempo, deslocar os médios-ala para terrenos junto à linha de meio-campo. No fundo, reduzir o bloco, tapar canais de penetração e pressionar numa zona que permita ter os sectores ligados. No desnho, seria um 4x5x1. À "la Liverpool".

Não era necessário uma alteração estrutural tão grande como a que foi feita.

Abraço

Catenaccio said...

Acho que o catenaccio morreu...

Se puderes ajudar, o que aconteceu foi isto:

Fazia log in, ou sign up, com o seguinte mail: RicardoCunha1@msn.com

Mas, quando ia ao dashboard (painel onde editava posts, etc etc) aparecia associada a minha conta do gmail.

Infelizmente, cancelei essa conta e criei outra depois. Chamemos gmail 1 (old) e gmail 2 (new). Agora, consigo fazer sign up com o gmail 2 ou com o mail RicardoCunha1@msn.com só que não me aparece o blog associado no dashboard.

O blog não está apagado. Consigo fazer sign up. Mas, agora como faço para associar à conta de gmail 2 (new)? Ou então, como faço para recuperar a conta antiga?

Já mandei emails ao support@blogger, já escrevi a reportar a situação no Help Group, mas o futuro é negro...

Paulo Santos said...

Já tinha notado algo de esquisito. Ontem quando não conseguia ler os comments ao teu último post - aparecia uma mensagem estranha que dizia para reportarmos ao help do blogger.

Eu também tenho uma situação parecida - faço log in com um mail que já nem utilizo e no dashboard também aparece o meu mail do google, já me tinha interrogado sobre isso, mas não percebo muito do assunto. É como digo, infelizmente não te posso ajudar muito porque não percebo muito disto, mas o catennaccio não pode morrer assim!

Vou tentar entrar em contacto com uma amiga minha que percebe alguma coisa disto e assim que souber alguma coisa entro em contacto contigo. Para aquele mail. O ideal era depois falarmos por msn. Presumo que o teu mail do msn seja o do messenger.

Catenaccio said...

Sim, Paulo...é isso mesmo!

Qualquer ajuda é bem-vinda. Agradeço e espero dar a volta à situação. Até já sinto um vazio enorme...

Abraço

Paulo Santos said...

Já te adicionei, é só aceitares. Ela não está on line, mas assim que estiver, eu digo qualquer coisa. Ainda não sei se vou ver o Sporting logo, mas o jogo também é cedo, por isso, assim que chegar estou no messenger, tenta estar ligado.

Vai resolver-se, não tenhas problemas.

Abraço

Paulo Santos said...

RIcardo, falei hoje com a minha amiga, ela não me soube dizer nada! Entretanto também estou doente com uma gripe tremenda e garganta inflamada... Vou tentando falar com outras pessoas.

Só uma coisa, e se mudares para o teu mail anterior? Presumo que jáo tenhas tentado, e como tal também não deve ter resultado...

Catenaccio said...

Continuo a tentar...

O problema é mesmo esse. Cancelei a conta anterior, julgando que ao criar uma nova, o blog iria automaticamente ficar associado.

Agora, está tudo uma embrulhada...parece um círculo vicioso à volta dos forumns de Help Group. Vamos lá ver o que acontece, até porque já recebi um mail do Google Support. Mas, o cenário é negro!!!

Obrigado pelo apoio.