Tuesday, May 16, 2006

A Nova Causa Nacional (?)

Sinceramente, penso que já cheira mal esta contestação à convocatória do seleccionador nacional! Uma coisa são as reacções de adeptos inflamadas pelo doentia "clubite", isso até se compreende, já para as opiniões de jornalistas e analistas com evidentes responsabilidades (?) inerentes à sua condição profissional, não há condescendência possível! Se o argumento pragmático e racional que deriva do facto de Luis Filipe Scolari ser o seleccionador e o responsável pela selecção nacional de futebol não é suficiente, eu acrescento mais uns quantos argumentos que não podem deixar de ser objecto de reflexão!

Em primeiro lugar, a não inclusão de Ricardo Quaresma no lote dos convocados para o Mundial parece ser a "pedra de toque" dos contestatários, em relação a esta questão, lanço aqui umas quantas reflexões, que não sei bem porquê, ainda não vi serem expressas em lado nenhum!

1) Para a posição do jogador existem quatro opções que seguramente ninguém de boa fé se atreverá a contestar - Luís Figo, Cristiano Ronaldo, Simão Sabrosa e Luís Boa Morte!

2) Acresce ao anterior ponto que qualquer um dos jogadores mencionados já há muito (desde os jogos de preparação para o Europeu) faz parte das convocatórias de Scolari, ao contrário de Ricardo Quaresma!

3) Luís Boa Morte, não convocado para o Europeu (depois de ter sido chamado para disputar muitos jogos de preparação para o mesmo), fez toda a fase de qualificação, pelo que seria até imoral a sua não convocação para o Mundial, isto claro, já para não falar da excelente época que fez em Inglaterra!

4) Vai ser disputado um Europeu de sub-21 para o qual o contributo de Ricardo Quaresma será importante, ou não? Será que Ricardo Quaresma seria titular no Mundial?

5) Será que existem outros interesses, para além dos meramente desportivos, na convocação do jogador?

Todos deverão saber que uma selecção nacional é diferente de um clube onde se trabalha de forma sistemática e diária (no caso dos clubes profissionais), onde os aspectos de natureza táctica e técnica são trabalhados com a regularidade necessária para serem devidamente assimilados.
Uma selecção é composta por jogadores oriundos dos mais diversos clubes, dos mais diversos países e estilos futebolísticos, o treino numa selecção não é uma constante diária, pelo contrário, o trabalho levado a cabo numa selecção tem vários intervalos no tempo! Scolari parece dar importância a esse facto, pelo que se socorreu de um "núcleo duro" de jogadores em quem confia e com quem vem desenvolvendo o seu trabalho desde que chegou a Portugal, desse modo estará, na sua perspectiva, a aproximar o trabalho e respectivos efeitos, levados a cabo na selecção com os de um clube! Não por teimosia, arrogância ou outra coisa qualquer, mas sim porque acredita que é a melhor fórmula para o sucesso, será? A dúvida é legítima, mas apenas os resultados na Alemanha poderão dar resposta à questão!

Responderão os críticos e contestatários que o critério para se convocar um jogador para representar a selecção nacional deveria ser: os melhores para cada posição! E quem garante que estes 23 não são os melhores para a assimilação de um sistema e modelo de jogo que tem vindo a ser trabalhado há já algum tempo? A título de exemplo, será que Diego do F.C.Porto não é um jogador com capacidade técnica acima da média, e que tem lugar em qualquer grande ou média equipa europeia? Porque é que não faz parte das opções do seu treinador?

Eu também constato que jogadores como Quaresma, Miguelito (do Nacional), João tomás ou João Moutinho, tiveram épocas muito mais regulares que jogadores como Hugo Viana ou Maniche, mas porque razão o critério teria que ser esse? O da regularidade patenteada ao longo da época? É um critério tão válido como o de Scolari. Pragmaticamente falando, o único critério para se ser convocado para a selecção nacional é ter nacionalidade portuguesa no Bilhete de Identidade!

1 comment:

Mesmica said...

Num gosto do Scolari :(