Thursday, May 18, 2006

Liga dos Campeões 2005-2006



O F.C Barcelona sagrou-se ontem o vencedor da Liga dos Campeões desta época!

O embate final prometia muito, não fosse o seu opositor o Arsenal de Wenger, que realizou carreira notável na competição deste ano!

O Jogo acabou por ficar fortemente condicionado pela expulsão do guarda redes Lehman! Porque até à expulsão, até fora o Arsenal a dispor das maiores ocasiões de inaugurar o marcador, com Henry em evidência nesse particular. O Barcelona abordou o jogo com o figurino táctico habitual, 4x3x3, com particular destaque para a inclusão de Van Bommel no meio campo em detrimento de Iniesta que vinha sendo titular nos últimos jogos. Outra diferença face ao habitual foi o facto de na frente de ataque, Ronaldinho ter iniciado o jogo ao centro e E´too na faixa esquerda (normalmente é ao contrário, não obstante ser habitual, no decorrer dos jogos, a permuta posicional entre os três jogadores da frente)!

O Arsenal iniciou o jogo num sistema de 4x4x2 (4x4x1x1), com Hleb e Ljungberg nas alas, e Pires no apoio ao ponta de lança Henry, após a expulsão, tendo sido Pires o sacrificado, passou a jogar em 4x4x1, deixando Henry muito solitário na frente de ataque. A equipa recuou as suas linhas e procurava o lançamento de ataques rápidos ou contra-ataques, sendo nesse sentido preciosa a acção dos dois homens que ocupavam as faixas, com particular destaque para Ljungberg que foi dos mais esclarecidos do Arsenal em toda a partida!

O F.C. Barcelona até nem esteve ao seu melhor nível (pelo menos ao nível do que nos habituou ao longo da época), tendo o seu meio campo perdido algumas bolas que originaram jogadas de perigo para a sua baliza. O Arsenal poderia até ter ampliado a vantagem que conseguira na primeira parte, mas Valdés foi um dos jogadores em destaque na equipa catalã!

Rijkard mexeu na equipa, alargando a frente de ataque com a entrada de Larsson e Iniesta para o meio campo, passando Ronaldinho para uma posição central mas mais recuada, o meio campo ficou mais criativo, e o ataque mais incisivo, não tivesse Larsson estado nos dois golos que acabaram por dar a vitória ao Barcelona! A partir daí foi ver os catalães a trocarem a bola como tão bem sabem fazer, e tornava-se muito difícil ao Arsenal inverter o resultado!

Acaba por ser um prémio justo para um F.C. Barcelona que esta época encantou todos os amantes do futebol, mas o Arsenal foi um digno adversário nesta final, e também a poderia ter vencido, e acrescente-se, tendo estado a maior parte do tempo em inferioridade numérica!

2 comments:

Tua said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Mesmica said...

Estava convencida que o Arsenal vencia, e teve algumas ocasiões de facto para "matar" o jogo.

Ainda assim, de realçar a atitude da equipa do Arsenal que se bateu muito bem contra o todo-poderoso Barcelona.

Como portista, fiquei feliz pela segunda Liga dos Campeões ganha pelo
Deco.

Ass: Cláudia