Tuesday, May 16, 2006

Lionel Messi e a tentativa de perpetuar o sublime




Lionel Messi – mais um prodigioso jogador proveniente da terra das pampas!Campeão do mundo de sub-20 em 2005 e eleito o melhor jogador do torneio, Messi começaria aos poucos a ser chamado ao onze inicial do deu clube – F.C. Barcelona.
Se os jogos do Barcelona, já constituíam motivo de interesse, pelo facto de praticar um futebol totalmente desligado dos imperativos tácticos que imperam nos tempos que correm e com isso se poder apreciar verdadeiros talentos em acção, com a inclusão de Messi no actual Barcelona, esta ideia reforça-se e abrilhanta-se ainda mais.
É um talento puro, daqueles que dá gozo observar – fabuloso pé esquerdo, magnífico no drible, na condução da bola, na finta, na velocidade que coloca nas suas acções e que contagiam os restantes companheiros, na forma como se movimenta em direcção à baliza do adversário (joga normalmente encostado ao flanco direito, de onde parte para movimentos interiores à procura de um último passe ou do remate).
Os observadores e comentadores mais audazes apressaram-se a chamar-lhe o sucessor de Maradona, outros, mais comedidos, não o fizeram, talvez por se lembrarem de tantos outros génios que os torneios jovens, normalmente mostram ao mundo, tais como, Riquelme, Saviola, D´ Alessandro e outros que sem dúvida são excelentes jogadores, mas que não podem ser comparados com aquele que para muitos, sobretudo aqueles que não viram Pélé, Eusébio ou Di Stefano ao vivo, (eu incluído!) foi considerado o jogador mais genial de todos os tempos.
Há quem critique esta busca desenfreada de alguns em encontrar sucessores, os mais conservadores defenderão que não há jogadores iguais, e que os melhores de sempre deveriam manter-se intocáveis nos seus “altares”. Aceita-se essa opinião, não obstante existirem exemplos que deveriam ter sido objecto de maior prudência por parte dos primeiros. Por outro lado compreende-se essa busca, é nada mais, nada menos do que a tentativa de perpetuar o sublime, tão típica da humanidade.
Apesar disto tudo, se existe alguém que me faz recordar Maradona, esse alguém é inexoravelmente, Lionel Messi.

1 comment:

Anonymous said...

Por que nao:)