Thursday, June 16, 2011

Obrigado Nuno


Começo este texto pelo mais importante.

Obrigado Nuno, pelas 12 épocas, pelos 165 golos, mas sobretudo pelo exemplo de profissionalismo, fair-play (dentro e fora do campo) e benfiquismo.

Tal como tu, não discuto a opção técnica, discuto sim, e com veemência, a forma rasteira como todo o processo foi conduzido – algo que contrasta em absoluto com a idiossincrasia benfiquista.

O Sport Lisboa e Benfica é (pelo menos para alguns) também uma comunidade emocional, repleta de emoções, claro, que constituem, justamente, o lastro das vitórias, das derrotas, das conquistas, das taças, dos campeonatos, das ligas e de tudo que ao longo destes 107 anos, a instituição viveu. Quando este basilar alicerce do clube começa a ser beliscado, está aberta a porta para a descaracterização e degeneração do mesmo.

Alguns – os que aplaudem, ou pelo menos não se mostram incomodados com o sucedido – dirão que os outros –, os que, como eu, criticam a situação – são histéricos, que referências sempre as houve, e muito maiores que as de agora, e acenam com os nomes de Eusébio, Torres e Colunas, e que estes ganharam mais; e fazem-no com a leviandade de ignorarem as abissais diferenças de contextos, entre outras imprudências argumentativas…e o mais irónico é que são depois estes mesmos adeptos que se excitam todos com a verborreia de um caxineiro qualquer, confundindo-a com benfiquismo e mística, para depois serem açoitados com a verdadeira crueza dos factos; são estes que depois choram pelo fim da mística, do amor á camisola e do inferno da Luz.

Eu cá, prefiro agradecer ao Nuno como já fiz no início, e lamentar, profundamente, a descaracterização progressiva do Sport Lisboa e Benfica.

5 comments:

Nuno said...

Sublinho, Paulo. Aliás, sublinho, mas discutindo a opção técnica. O Nuno Gomes não devia ser apenas tratado com todo o respeito e carinho que merece pelo exemplo de profissionalismo e dedicação, mas também pelo jogador que foi. E a verdade é que, nos últimos anos, sobretudo, foi muito mal tratado como jogador.

Grande Abraço! A ver se combinamos qualquer coisa.

apenasfutebol said...
This comment has been removed by the author.
apenasfutebol said...

Grande Nuno,

Podes crer, temos mesmo que combinar nem que seja uma cafezada...

Opá, nem me meti pela discussão da opção técnica, porque considero que o âmago da coisa não será esse, apesar de ter exactamente a mesma opinião que tu. Quem me conhece sabe bem qual a minha opinião acerca de Nuno Gomes - para mim, ainda o melhor avançado português da actualidade, e das últimas décadas...

Grande abraço

apenasfutebol said...

...para ser mais preciso no comentário anterior, sensivelmente na última década e meia, Nuno é o melhor avançado português.

PP said...

Boas Paulo,
Temos todos que agradecer tudo o que o Nuno Gomes deu ao Benfica.
Estranho como todo o processo foi conduzido... a nacionalidade ao contrário do que muitos pensam é muito importante na transmissão da mistica aos novos jogadores, o Jesus e a estrutura não entendem isso?!
Onde anda o Rui Costa? foi encostado?
Abraço