
Começo este texto pelo mais importante.
Obrigado Nuno, pelas 12 épocas, pelos 165 golos, mas sobretudo pelo exemplo de profissionalismo, fair-play (dentro e fora do campo) e benfiquismo.
Tal como tu, não discuto a opção técnica, discuto sim, e com veemência, a forma rasteira como todo o processo foi conduzido – algo que contrasta em absoluto com a idiossincrasia benfiquista.
O Sport Lisboa e Benfica é (pelo menos para alguns) também uma comunidade emocional, repleta de emoções, claro, que constituem, justamente, o lastro das vitórias, das derrotas, das conquistas, das taças, dos campeonatos, das ligas e de tudo que ao longo destes 107 anos, a instituição viveu. Quando este basilar alicerce do clube começa a ser beliscado, está aberta a porta para a descaracterização e degeneração do mesmo.
Alguns – os que aplaudem, ou pelo menos não se mostram incomodados com o sucedido – dirão que os outros –, os que, como eu, criticam a situação – são histéricos, que referências sempre as houve, e muito maiores que as de agora, e acenam com os nomes de Eusébio, Torres e Colunas, e que estes ganharam mais; e fazem-no com a leviandade de ignorarem as abissais diferenças de contextos, entre outras imprudências argumentativas…e o mais irónico é que são depois estes mesmos adeptos que se excitam todos com a verborreia de um caxineiro qualquer, confundindo-a com benfiquismo e mística, para depois serem açoitados com a verdadeira crueza dos factos; são estes que depois choram pelo fim da mística, do amor á camisola e do inferno da Luz.
Eu cá, prefiro agradecer ao Nuno como já fiz no início, e lamentar, profundamente, a descaracterização progressiva do Sport Lisboa e Benfica.
5 comments:
Sublinho, Paulo. Aliás, sublinho, mas discutindo a opção técnica. O Nuno Gomes não devia ser apenas tratado com todo o respeito e carinho que merece pelo exemplo de profissionalismo e dedicação, mas também pelo jogador que foi. E a verdade é que, nos últimos anos, sobretudo, foi muito mal tratado como jogador.
Grande Abraço! A ver se combinamos qualquer coisa.
Grande Nuno,
Podes crer, temos mesmo que combinar nem que seja uma cafezada...
Opá, nem me meti pela discussão da opção técnica, porque considero que o âmago da coisa não será esse, apesar de ter exactamente a mesma opinião que tu. Quem me conhece sabe bem qual a minha opinião acerca de Nuno Gomes - para mim, ainda o melhor avançado português da actualidade, e das últimas décadas...
Grande abraço
...para ser mais preciso no comentário anterior, sensivelmente na última década e meia, Nuno é o melhor avançado português.
Boas Paulo,
Temos todos que agradecer tudo o que o Nuno Gomes deu ao Benfica.
Estranho como todo o processo foi conduzido... a nacionalidade ao contrário do que muitos pensam é muito importante na transmissão da mistica aos novos jogadores, o Jesus e a estrutura não entendem isso?!
Onde anda o Rui Costa? foi encostado?
Abraço
Post a Comment