Friday, August 27, 2010

Fatalismo estrutural


Ponto prévio: acredito firmemente que existem maiores probabilidades de sucesso com um treinador competente numa estrutura de clube fraca, do que o inverso.

Jorge Jesus foi o principal obreiro da brilhante época encarnada. Os elogios que foram feitos à estrutura (?) do futebol do clube da Luz foram apenas banha da cobra que foi e continua a ser, sistematicamente, vendida pelo jornal onde pontificam os maiores acólitos de Luís Filipe Vieira.

Este ano a máquina inquinou. Já se percebeu que a convicção referida no ponto prévio será posta à prova. Quando se sabe que Luís Filipe Vieira – invariavelmente aconselhado por elementos da SAD (!) – dá “negas” a jogadores pedidos pelo treinador, penso que está tudo dito quanto às reais capacidades que o clube terá para revalidar o título conquistado na época passada. A “substituição” de Ramires tarda em ser realizada (e já se diz que não irá ocorrer), enquanto isso, contratam-se Rodrigos e Alípios para pôr a rodar por aí…

O semblante de Jorge Jesus vale mais que mil palavras…

Juntando a isto tudo, a perda de crédito de Jorge Jesus, decorrente do seu bizarro fetiche com a altura dos guarda-redes, está composto o ramalhete para aqueles que, efectivamente, não percebem nada da poda, poderem desbaratar algo que foi tão brilhantemente conseguido na época anterior…veja-se o que aconteceu com Rui Costa que passou de uma época para a outra de responsável pelo futebol com plenos poderes, para uma “fase de aprendizagem”…

Claro que há, também, birrinhas evidentes, mas também é claro que essas, com uma estrutura à séria, também seriam facilmente resolúveis, nem que fosse ao estilo dos facínoras…

Posto isto tudo, e já à segunda jornada, apesar de ter o melhor plantel e o modelo de jogo mais consolidado e consistente, o Benfica dificilmente será bicampeão.

6 comments:

Lucífer said...

Acho que isto foi escrito a pensar em ti:

http://oantitripa.blogspot.com/2010/08/estou-me-cagando.html

Percebes a falta que pseudo-adeptos como tu fazem ao Clube? É como a fome...

71460_5/8 said...

uma estrutura à séria contrata Simão, Reys, Miccoli, Di Maria, Ramires, Cardozo, Saviola, Coentrão entre muitos outros, e arranja técnicos com a qualidade de Fernando Santos, Quique e JJ.

uma estrutura séria tem é dificuldades de mesmo tendo bons jogadores e técnicos lutar contra as estruturas que não são sérias! mas alguém acha que os efeitos do apito dourado já foram eliminados quando os árbitros que subiram à conta do dito apito continuam em funções?

Anonymous said...

Isto é um andrade disfarçado de benfiquista.

Mas se de facto é benfiquista, o BEnfica não necessita de adeptos assim.

Um conselho: MUDA DE CLUBE!

Paulo Santos said...

A todos os mentecaptos seguidistas que aqui vieram vomitar a sua intolerância contra quem, não sendo rastejante como eles, pensa pela sua cabeça e olha para o clube com olhar crítico, devolvo-lhes a crítica, porém com sentido pedagógico. Assentir a tudo o que se faz no clube, e enfiar a cabeça no chão como as avestruzes quando as coisas correm menos bem é contrário a tudo o que é o Benfica e o ser-se benfiquista. Usem a cabeça e sejam críticos...claro que ainda há outros sistemas (basta ver o jogo do Porto em Vila do Conde), mas não podemos explicar os males todos com esse argumentário, apesar de ainda válido, pois se assim fosse, a época passada o Benfica não teria ganho. Olhem para dentro, e vejam o que está mal...não é preciso ser muito perspicaz para perceber o que mudou de um ano para o outro...

mas não, o que interessa é dizer amén a tudo, e os outros, os que pensam pela cabeça e não engolem as banhas da cobra de alguns, são logo uns infiéis que só merecem o epíteto de "andrade"...

Por favor, agora digo eu, de adeptos como vocês, não precisa o Benfica...

Ih Ki Golaço said...

olaa

muito legal o seu blog, vou me tornar seguidor.

Entre no meu, da uma força lá...
é um blog de um Palmeirense, e um Corinthiano.

www.ihkigolaco.blogspost.com

vale a pena conferir!

Águia Preocupada said...

A aparente competência do ano transacto, com contratações acertadas que se conhecem, tem um nome. MEDO! Vieira viu-se apertado e vai daí agarrou-se a Rui Costa - que pelos vistos só lhe serve de muleta nas horas de aperto, como para o ajudar a eleger! - e colocou os interesses do Benfica acima dos seus!
O Benfica ganhou o campeonato e à semelhança das suas (dele Vieira) ambições, ficou consolado e cheio para mais uns anitos de jejum.

Passada a porcela, e porque Vieira é incompetente e inseguro, mas muito ciumento e vaidoso, mais não está a fazer, que tirar o tapete a quem "OUSA" brilhar mais que ele - Rui Costa e Jorge Jesus -!
No seu incomensurável egocentrismo e qual REI SOL, apaga todos os brilhos à sua volta, porque só o "dono", pode e deve ser endeusado e glorificado!