Tuesday, August 10, 2010

A chafurdice


Mais comovente que a patética prestação do seleccionado luso no último campeonato do mundo só mesmo ver Luís Filipe Vieira a ladear Pinto da Costa na defesa da mais pura das incompetências e patranhas que só têm paralelo – ou até ultrapassam, pelo menos em absurdo – com outras tramóias bem conhecidas, ocorridas há uns anitos atrás. Chega a ser tocante mesmo, ouvir Pinto da Costa (a mesma personagem das escutas do processo apito dourado) aparecer em público a utilizar, para defesa de Queiroz, o argumentário da credibilidade do futebol português!

Se a capacidade de Queiroz como seleccionador nacional – sempre camuflada com as baboseiras relacionadas com planos e projectos quinquenais que nunca ninguém, incluindo o próprio, soube explicar – fosse proporcional à sua capacidade para assinar contratos profícuos (ou neste caso concreto será mais correcto imputar responsabilidades ao chefe da confraria portuguesa de futebol?) e para sacar recursos (o maior investimento de sempre da confraria) e indemnizações, ficaria o país poupado a esta chafurdice toda.

Esta coisa da proporcionalidade tem, aliás, muito que se lhe diga. Basta recordar o linchamento desencadeado quando outro seleccionador tentou agredir um adversário, a quente, no meio de um jogo, e a indiferença obsequiada a outro que agride jornalistas em aeroportos e insulta médicos e responsáveis por organismos competentes na área do desporto.

No final disto tudo não nos admiremos se Queiroz ainda vier a colher mais uns trocos, surrealistamente, mantendo a ocupação que lhe permite continuar a brincar às selecções.

1 comment:

Anonymous said...

O que se passa é que este senhor tem não só o apoio dos jornalistatas desportivos praticamente todos (o Ribeiro Cristovão e o Joaquim Rita são a honrosa excepção) como pelos vistos do establishment do futebol português. A propósito será que o nosso presidente está a querer desfazer o que tanto nos custou a conquistar? 1º foi o apoio ao Fernando Gomes para Presidente da Liga, depois sentar-se ao lado do Pinto da Costa e do Madail e agora este apoio insólito ao queiróz.