Thursday, June 04, 2009

Never Ending Story

O Sport Lisboa e Benfica é como a água, está sempre em constante renovação. A coisa já é um lugar-comum.
Desde a época 2005-2006, que os disparates vêm sucedendo a um ritmo frenético. Contudo, neste momento só há um adjectivo capaz de qualificar a situação do clube: caótico.
Oficialmente o clube tem contrato com um treinador que já sabe há cerca de um mês ou mais (ele e o mundo) que não irá terminar o seu vínculo contratual. Enquanto clube e treinador se vão tentando entender quanto ao valor da indemnização, já se sabe (também há muito tempo) quem irá ser o seu sucessor, que entretanto também continua ao serviço de outro clube, com o qual tem contrato em vigor. Pelo meio desta salganhada, também já se contrataram dois ou três jogadores, não se sabe é se foram contratados com o aval do treinador em exercício ou do treinador a exercitar, ou, mais ridículo ainda, se sequer tiveram aval de algum deles.
Até o já clássico “roubo” de contratação, perpetrado pelo clube ressentido do norte, teve lugar.

A situação financeira, após uma época de avultado investimento, e sem qualquer retorno em termos de resultados, obriga a vender uma ou mais jóias da coroa – fala-se em Luisão, Cardozo e Dí Maria…tiros no pé, portanto.

O presidente quer a demissão dos órgãos sociais para provocar eleições antecipadas e com isso minar as hipóteses dos seus adversários, salvaguardando o seu absolutismo obsessivo que é pródigo em delírios com abutres e conspiradores vindos de todos os lados e outros tiques autocráticos.

No que respeita à gestão do futebol do Benfica, em traços gerais, a situação objectiva e conhecida é esta. E isto é a balbúrdia total que se tem repetido época após época. É uma história interminável, tal como indica o título deste texto. A diferença é que o Never Ending Story que foi um sucesso nas salas de cinema durante a década de 80 teve um final feliz, o mesmo não se poderá dizer desta história que o clube da Luz vai vivendo.
Naturalmente que deste quadro não se pode augurar nada de bom, nem sequer razoável. Mas atenção, parece que o clube foi distinguido pela terceira vez, como sendo marca de excelência

Todos os benfiquistas estarão seguramente satisfeitos com o novo estádio, com o centro de estágio, com o projecto olímpico, com a revitalização das modalidades, com o aumento do número de sócios, com a clínica e o canal Benfica, etc.
Mas…e o futebol? Como tem sido gerido o core business da empresa Benfica? Está á vista de todos. Quer dizer…nem todos, basta ler uma entrevista de Domingos Soares Oliveira no último número da revista mística, onde o guru se multiplica em considerações vácuas acerca da saúde empresarial do clube.

Importa abrir um parêntesis para deixar bem claro o seguinte: Luís Filipe Vieira foi o homem providencial numa fase terrível da vida do clube. Não o nego e sempre soube reconhecer essa importância. No entanto, dos muitos ciclos que o Benfica tem vindo a iniciar e a acabar, o ciclo do presidente é o único que justifica uma conclusão. O projecto desportivo para o futebol tem sido permanentemente adiado. O Benfica clube não ganha e com isso, a prazo, o Benfica empresa também estará em dificuldades. Não é preciso ser guru da Gestão para alcançar tão óbvia constatação.

4 comments:

Felipe Simi said...

Paulo,

Lamento pela situação do Benfica. Nós, aqui do Brasil, sempre ouvimos falar muito bem do clube.

Abraços,
www.esportejornalismo.blogspot.com

Ricardo said...

Subscrevo cada palavrinha do texto.

Vieira entrou numa fase crucial para o Benfica, soube construir uma boa imagem através das boas acções que teve e por isso obteve dos adeptos a simpatia e a confiança. O problema foi quando o banco do poder se lhe tornou siamês. A partir daí, foi a descer até ao buraco em que nos encontramos actualmente.

Não tem condições para continuar na Presidência do Benfica. O que me preocupa é saber se alguém credível aparecerá ou se teremos de escolher entre Vieira e o zero absoluto.

Há um argumento dos vieiristas que me deixa perplexo e que, em linhas gerais, se baseia na defesa da permanência do Vieira porque fez isto, aquilo e mais qualquer coisa ainda. Fez o que devia ter feito, como qualquer Presidente de boa-fé o faria. Qual é o milagre nisso? Agora já nos regozijamos por um Presidente fazer o que tem a fazer (leia-se: centro de estágios e estádio)? Quer dizer, é bom sinal mas é apenas isso, não é uma chave para o poder eterno.

Depois acho graça àquela ideia: "não ganhamos nada no futebol mas temos as contas equilibradas". Quer dizer, e nem entrando pela análise financeira que não sei fazer, imaginando que as contas realmente foram equilibradas: um Presidente do Benfica só pode ser bom numa área, é? Um gajo chega ao Benfica e perguntam-lhe: Oiça, meu caro, você é bom a tratar do dinheirinho ou é bom a armar uma equipa? O gajo responde e depois fica como o Presidente Agiota ou o Presidente Desportivo.

Mas por que carga de água é que eu não posso querer um Presidente (e a sua equipa) que perceba de futebol e de finanças em simultâneo? Hmmm? Hmmm? Hmmm?

Rezingão said...

É evidente que os tempos chamam por outro tipo de soluções, a solução Vieira esta totalmente esgotada, alias já o está há dois anos.
Penso no entanto que os maiores culpados da situação são os sócios que não sabem escolher nem analisar projectos. Deixam-se embalar por uma imprensa oportunista e subserviente e mais dois ou tres nomes de jogadores.
A próxima eleição será a 1º onde grande parte do poder de formação de opinião se encontra na net e é interessante ver o posicionamento dos diversos blogs, as opiniões emitidas e as tendências que se formam.Muita desinformação e muita informação, o problema está como sempre na descodificação e selecção do que é util ou inutil discutir nesta fase do clube.
No entanto convem lembrar que grande parte dos sócios que têm maior poder de voto não são muitas vezes "tocados" pela blogoesfera.
Grande parte dos seguidores da blogoesfera benfiquista são adeptos, e não devemos por isso fazer extrapolações demasiado fiaveis a partir dela.

No presente não vejo nenhum candidato que tenha o que o clube necessita para sair do consecutivo inêxito desportivo, e liderar o clube para o sítio a que pertence, a melhor e maior agremiação desportiva deste País e um dos poucos clubes míticos do Mundo.
O Benfica tem estado entregue a segundas figuras, sem carisma, saber e visão. Temo que assim continue.

Anonymous said...

Estas manifestações anti-Vieira só fariam sentido se houvesse outro candidato mais digno. O que acho piada é que toda a gente diz mal do Benfica (os benfiquistas são os grandes culpados já que para eles nunca nada está bem) e da sua gestão mas, quando é preciso ir a votos, nomes como os de Bagão Félix colocam-se logo à margem. Acredito que seja mais confortável estar na bancada a mandar bocas mas enquanto assim for nem vale a pena estar a dizer mal da actual direcção.