Monday, June 22, 2009

A caneta de aluguer

Quando não se está a refastelar em almoçaradas ou jantaradas (habitualmente pagas) no restaurante Catedral, no estádio da Luz, José Manuel Delgado é a voz do "dono" nas páginas do jornal “A Bola”. Isto é do conhecimento geral e portanto não espanta muito. No entanto, e como nos últimos tempos, a estratégia do “dono” é a do vale tudo, Delgado lança hoje nas páginas do jornal onde escreve, uma teoria da conspiração digna de poder – com um pouco mais de esforço, diga-se – dar corpo a uma série televisiva que possa ombrear com um qualquer prison break. A história que Delgado conta começa logo com um título pomposamente ridículo, fazendo alusão a um período da história do país – o período filipino e a um assalto espanhol ao Sport Lisboa e Benfica. Segundo fontes "altamente colocadas" – não se sabe muito bem onde, mas também não interessa muito – haveria uma operação, altamente complexa – de facto, a complexidade da tese é tanta que não se chega a perceber grande coisa da mesma – com várias entidades, fusões entre elas, algumas dessas fusões encontrando-se ainda no plano das previsões, empréstimos bancários. Enfim, uma salganhada apenas passível de ser engendrada por um jornalista (?!) como Delgado. A coisa mete a Prisa, a Cofina, a Mediacapital/TVI, uma tal de Mediapro, outras entidades que ainda não existem, e por aí fora, pelo meio José Eduardo Moniz é, para o articulista, o facilitador do negócio que viabilizaria a venda dos direitos televisivos dos jogos do Benfica à TVI. E Delgado até adianta, sem explicar como lá chega, o valor da negociata – oito milhões de euros / época!! Mas a tese não fica por aqui, não, isto ainda não é nada. Segundo as mesmas fontes “altamente colocadas”, O futebol do Benfica com Moniz seria colocado nas mãos de investidores privados…mais uma vez, a caneta de aluguer de Vieira se esquece de, para uma conclusão desta espécie, estabelecer um nexo de causalidade minimamente congruente e coerente, basta a garantia das fontes e da sua alegada boa “colocação”. Isto é o jornalismo que se pratica no jornal que em tempos chegou a ser uma referência da comunicação social, e até, da cultura portuguesa.

Mas José Manuel Delgado, não contente ainda com esta história fabulosa, na última página do jornal, no seu habitual espaço de opinião, tem o fantástico descaramento de pedir ao presidente demissionário da Assembleia Geral – aquele que compactuou com o maior golpe anti-democrático que o Benfica já viveu – para que seja benevolente para com Bruno Carvalho, no sentido de permitir a viabilização da sua candidatura, isto em nome da tradição democrática do clube, que merece ter um acto eleitoral que não seja de candidato único. Dá para acreditar nisto?!!

10 comments:

J G said...

é triste, é...

Catenaccio said...

Código Deontológico dos Jornalistas Portugueses

http://www.jornalistas.online.pt/noticia.asp?id=24&idselect=369&idCanal=369&p=368

Os jornalistas portugueses regem-se por um Código Deontológico que aprovaram em 4 de Maio de 1993, numa consulta que abrangeu todos os profissionais detentores de Carteira Profissional. O texto do projecto havia sido preliminarmente discutido e aprovado em Assembleia Geral realizada em 22 de Março de 1993.

1.O jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público.

2.O jornalista deve combater a censura e o sensacionalismo e considerar a acusação sem provas e o plágio como graves faltas profissionais.

3.O jornalista deve lutar contra as restrições no acesso às fontes de informação e as tentativas de limitar a liberdade de expressão e o direito de informar. É obrigação do jornalista divulgar as ofensas a estes direitos.

4.O jornalista deve utilizar meios leais para obter informações, imagens ou documentos e proibir-se de abusar da boa-fé de quem quer que seja. A identificação como jornalista é a regra e outros processos só podem justificar-se por razões de incontestável interesse público.

5.O jornalista deve assumir a responsabilidade por todos os seus trabalhos e actos profissionais, assim como promover a pronta rectificação das informações que se revelem inexactas ou falsas. O jornalista deve também recusar actos que violentem a sua consciência.

6.O jornalista deve usar como critério fundamental a identificação das fontes. O jornalista não deve revelar, mesmo em juízo, as suas fontes confidenciais de informação, nem desrespeitar os compromissos assumidos, excepto se o tentarem usar para canalizar informações falsas. As opiniões devem ser sempre atribuídas.

7.O jornalista deve salvaguardar a presunção da inocência dos arguidos até a sentença transitar em julgado. O jornalista não deve identificar, directa ou indirectamente, as vítimas de crimes sexuais e os delinquentes menores de idade, assim como deve proibir-se de humilhar as pessoas ou perturbar a sua dor.

8.O jornalista deve rejeitar o tratamento discriminatório das pessoas em função da cor, raça, credos, nacionalidade ou sexo.

9.O jornalista deve respeitar a privacidade dos cidadãos excepto quando estiver em causa o interesse público ou a conduta do indivíduo contradiga, manifestamente, valores e princípios que publicamente defende. O jornalista obriga-se, antes de recolher declarações e imagens, a atender às condições de serenidade, liberdade e responsabilidade das pessoas envolvidas.

10.O jornalista deve recusar funções, tarefas e benefícios susceptíveis de comprometer o seu estatuto de independência e a sua integridade profissional. O jornalista não deve valer-se da sua condição profissional para noticiar assuntos em que tenha interesses.

Assim de repente, quantos pontos é que o jornalista José Manuel Delgado consegue coleccionar?

71460_5/8 said...

até parece que muito do que o Delgado disse não são factos comprovados... o resto também fica no ar como tendo sido referidos por uma pessoa do actual Benfica, que sempre é mais identificável que quando dizem "fontes"!

apenasfutebol said...

Obrigado a todos pelas visitas e comentários.

Catenaccio, é que é isso tudo. José Manuel Delgado atropela a deontologia de uma forma que chega a ser grotesca, sobretudo porque o faz em nome do seguidismo...


Tiago,

São factos comprovados por quem? Por Luís Filipe Vieira? Isso não vale. Quanto à última parte do seu comentário, não percebo, está quase tão confuso como a teoria do Delgado.

71460_5/8 said...

factos comprovados que a Cofina esteve interessada na Benfica TV e ficou a ver navios e de certeza que não foi por ter feito uma melhor proposta porque senão já o tinham denunciado. e outros factos que são mais do que conhecimento público como o i noticia hoje

http://www.ionline.pt/conteudo/9924-portugal-telecom-oliveira-e-ongoing-lutam-pela-tvi

apenasfutebol said...
This comment has been removed by the author.
apenasfutebol said...

Tiago, desculpe que lhe diga, mas você não deve ter lido o artigo em questão no I. Pois, a Cofina aí nunca aparece, aliás, a posição da Cofina na história que Delgado foi impelido a contar, é risível...
O que vem hoje no I, são movimentações normais, contudo complexas, num mercado que é dos mais emblemáticos dos tempos que correm. Em última instância, até, o que vem hoje no I contradiz a tese estapafúrdia de Delgado (quer dizer, de Vieira). O meu caro tem que ler as coisas com mais atenção, ou então deixe lá isso, continue a acreditar nessas histórias de embalar. O problema é que há muitos como você, e quando acordarem já pode ser tarde demais, no entanto, acredito que muitos estão a acordar aos poucos, pelo que acredito que o tempo de LFV à frente dos destinos do clube estará a aproximar-se do fim...

Ricardo said...

Surreal.

José Marinho said...

Meu caro Apenas Futebol, é a teoria do eu ou o Caos. É a máquina da propaganda vieirista a todo o vapor. Já reparou que no delírio jornalístico que refere, na mesma peça, em aparente conexão, o eixo do mal - para os vieiristas - está lá todo identificado? Moniz entrega os direitos televisivos aos espanhois e Veiga o capital da SAD sabe Deus a quem. Não falha nada. Veiga e Moniz, essa terrível dupla que pretende assaltar o Benfica, a SAd e os direitos televisivos. Por sinal, são as duas pessoas que Vieira teve medo de defrontar em eleições livres. E não apenas teve medo de enfrentar como agora tenta eliminá-los como futuras opções para o clube. Claro que isso não dependerá de José Manuel Delgado. Sobretudo depende dos benfiquistas, de não acreditarem em histórias da carochinha. Também não deixa de ser curioso que o mesmo autor desta brilhante teoria da conspiração, se insurge contra um alegado assalto aos direitos televisivos e no mesmo dia, numa página diferente, é capaz de defender mais um assalto aos estatutos. E não é que depois disso o presidente da Mesa Da Assembleia Geral do Benfica decide aceitar a candidatura de Bruno Carvalho? Ele há cada conspiração.

Dylan said...

No creo en brujas, pero que las hay, las hay...