Saturday, May 09, 2009

Começou o Brasileirão

É uma afirmação no mínimo discutível, mas não tenho dúvidas que o Brasileirão, que arranca este fim de semana, é sob várias perspectivas o melhor campeonato do mundo. Nenhum tem tanta paixão acumulada. Nenhum tem tantas equipas grandes em competição. Nenhum tem tantas rivalidades. E, embora sem as grandes estrelas do país, nenhum terá tanto potencial a aparecer de ano para ano.

Filipe, Vai começar o campeonato da paixão!, Jogo directo


Subscrevo totalmente esta opinião relativamente ao campeonato brasileiro. Não o definiria melhor. Esta temporada o Brasileirão conta ainda com o aliciante de podermos ver três grandes craques que a ele regressaram: Ronaldo no Corinthians (que já se fartou de dar que falar durante o Paulistão); Fred no Fluminense, e Adriano, aquele que trocou o glamour de Milão pela rudeza da favela, e que afinal, soube-se agora, também queria trocar o Giuseppe Meazza pela Gávea...

Para além destes três enormes nomes do futebol mundial, há ainda os jovens valores a despontar, tais como Maicosuel do Botafogo, Neymar do Santos e Keirrison do Palmeiras, entre muitos outros.

Sobre o campeonato brasileiro recaiem alguns mitos, como o de que o futebol praticado é lento, individualista, entre outras coisas. Paradoxalmente, a Europa olha de forma sobranceira para o futebol jogado em terras de Vera Cruz, sem no entanto se cansar de lhe subtrair, ano após ano, todos os Patos, Kákás e Robinhos que por lá vão surgindo…
Para além de que quando se fala de futebol brasileiro é necessário ter em atenção que ele assume estilos diferentes em função do território onde é jogado. Por exemplo, a ginga do futebol carioca nada tem a ver com o jogo mais musculado de Rio Grande do Sul.

Eu, pessoalmente, também recomendo este campeonato. Tal como o Filipe do Jogo Directo, também só não verei o que não puder.

4 comments:

Ricardo said...

Infelizmente, não tenho forma (na Tv) de ver jogos brasileiros. Só se os vir pela net mas não é a mesma coisa.

Ficarei (mais) atento, depois da nossa conversa.

Lembras-te do Thiago, que jogava há uns 3 ou 4 anos no São Paulo? Um avançado que tanto podia fazer de médio distribuidor como podia jogar mais descaído numa ala? Na altura era um miúdo e prometia muito mas nunca mais ouvi falar nele. Tinha potencial para muito, esse Thiago.

Abraço.

Felipe Simi said...

Paulo,

Pode anotar aí. Este será um dos melhores de todos os tempos. Não só graças aos craques, mas também ao conjunto de algumas equipes como Internacional, São Paulo, Cruzeiro, Flamengo e Corinthians.

Abraços,
www.esportejornalismo.blogspot.com

Paulo Santos said...

Ricardo, obrigado pela visita.

Não tenho ideia desse Thiago. O nome não me é estranho mas...lembro-me de um Thiago, mas era Silva, e jogava no Fluminenses a época passada. Acho até que parte do passe dele era do fcp.

Quanto a veres os jogos, recomendo o canal PFC. São 10 euros muito bem gastos, pelo menos eu acho.

Abraço


Felipe Simi,

Não tenho dúvidas. E, para já, já vi uma dessas equipas a ganhar no Pacaembu, por acaso com um golo do outro mundo do Nilmar. O Inter é sério candidato este ano, para mim.

Abraço

Nland said...

Estou no Brasil desde agosto, a estudar e tinha várias dúvidas em relação á qualidade deste campeonato. mas não da para ter noção da paixão destes adeptos. quando chego á universidade facilmente se percebe qual a equipa que ganhou no jogo da noite passada dada a quantidade massiva de gente com as camisolas das suas equipas. quando há jogo e alguem marca golo, o meu prédio estremece com os gritos de todos os vizinhos, eles vivem cada jogo como se fosse o campeonato do mundo. o mais interessante foi como já falaram, a enorme quantidade de equipas que luta pelo título. aqui até as mulheres apoiam os seus clubes. adoro esta paixão. enfim, sao inúmeras virtudes que vale a pena acompanhar o brasileirão.