292.jpg)
Qualificar o futebol praticado por esta equipa do Barcelona, implica um risco muito provável de incorrer em lugares-comuns, já que o chorrilho de elogios tem sido uma constante ao longo da época. Um dos epítetos mais recorrentes que tem sido imputado ao futebol blaugrana, é o do futebol romântico, em oposição ao pragmatismo e resultadismo, como por exemplo, aquele que o Chelsea revelou nos confrontos das meias-finais. No entanto, parece-me que este futebol está muito para além do romantismo e de todas as outras coisas que lhe têm sido atribuídas. Aquilo é a essência do futebol. Está lá tudo, os deslocamentos, as coberturas ofensivas e defensivas, as compensações, as combinações tácticas e todas as acções e princípios elementares e basilares da organização do jogo. Portanto, este Barcelona ganhou com naturalidade a competição, e as restantes em que esteve envolvido. Com muita naturalidade.
5 comments:
Grande Paulo, sem dúvida. Isto é que é futebol.
P.S. Já ando para te falar disto há algum tempo, mas passa-me. Já conheces o blogue do Nuno Amieiro? É este:
"http://falemosfutebol.blogspot.com/"
Há umas semanas fiz um comentário e ele, em vez de publicá-lo, convidou-me para escrever um artigo que depois publicou isoladamente. Quando puderes, dá uma vista de olhos.
A ver se vemos juntos uns jogos da Taça das Confederações.
Grande Abraço
Velhas glórias algarvias e alentejanas aqui;
http://algarvalentejo.blogspot.com/
Paulo,
Você definiu bem: naturalmente. Assim os jogadores do Barcelona desfilaram pelo estádio Olímpico, na velha Roma. Ah, não haveria um lugar melhor para eles fazerem história do que em Roma.
Abraços,
www.esportejornalismo.blogspot.com
Grande Nuno, já conhecia já, e também já tinha dado pelo teu texto, que aliás, está excelente.
Epá, seguramente que iremos ver uns jogos.
Grande abraço
...e contudo foram colocados na final por artes mágicas...memórias selectivas...
Post a Comment