Thursday, May 28, 2009

Com naturalidade...

Desilusão e confirmação. Foram as duas realidades que resultaram deste jogo. A desilusão de não vermos um jogo equilibrado, tal como nos tinha vindo a ser anunciando. A confirmação é a de que, actualmente, há a Premiere, a liga espanhola e italiana, e depois há o Barça…

Qualificar o futebol praticado por esta equipa do Barcelona, implica um risco muito provável de incorrer em lugares-comuns, já que o chorrilho de elogios tem sido uma constante ao longo da época. Um dos epítetos mais recorrentes que tem sido imputado ao futebol blaugrana, é o do futebol romântico, em oposição ao pragmatismo e resultadismo, como por exemplo, aquele que o Chelsea revelou nos confrontos das meias-finais. No entanto, parece-me que este futebol está muito para além do romantismo e de todas as outras coisas que lhe têm sido atribuídas. Aquilo é a essência do futebol. Está lá tudo, os deslocamentos, as coberturas ofensivas e defensivas, as compensações, as combinações tácticas e todas as acções e princípios elementares e basilares da organização do jogo. Portanto, este Barcelona ganhou com naturalidade a competição, e as restantes em que esteve envolvido. Com muita naturalidade.

5 comments:

Nuno said...

Grande Paulo, sem dúvida. Isto é que é futebol.

P.S. Já ando para te falar disto há algum tempo, mas passa-me. Já conheces o blogue do Nuno Amieiro? É este:

"http://falemosfutebol.blogspot.com/"

Há umas semanas fiz um comentário e ele, em vez de publicá-lo, convidou-me para escrever um artigo que depois publicou isoladamente. Quando puderes, dá uma vista de olhos.

A ver se vemos juntos uns jogos da Taça das Confederações.

Grande Abraço

ANTIGAS GLÓRIAS ALGARVIAS E ALENTEJANAS said...

Velhas glórias algarvias e alentejanas aqui;
http://algarvalentejo.blogspot.com/

Felipe Simi said...

Paulo,

Você definiu bem: naturalmente. Assim os jogadores do Barcelona desfilaram pelo estádio Olímpico, na velha Roma. Ah, não haveria um lugar melhor para eles fazerem história do que em Roma.

Abraços,
www.esportejornalismo.blogspot.com

apenasfutebol said...

Grande Nuno, já conhecia já, e também já tinha dado pelo teu texto, que aliás, está excelente.


Epá, seguramente que iremos ver uns jogos.


Grande abraço

Anonymous said...

...e contudo foram colocados na final por artes mágicas...memórias selectivas...