Wednesday, April 29, 2009

Meias-finais da Champions League - Preâmbulo

Parece existir alguma tendência crítica nas análises "profissionais" que são feitas à forma como o Chelsea jogou ontem em Camp Nou. Os londrinos estacionaram um autocarro de dois andares na sua grande área e apenas procuraram impedir (com sucesso, diga-se) o desenvolvimento do habitual carrossel catalão. Contudo, não deveria haver crítica nenhuma. A época passada, o por cá tão elogiado, Manchester United (de Ronaldo e na altura ainda de Queiroz) utilizou exactamente a mesma estratégia em Camp Nou e não me lembro de ler ou ouvir grandes críticas, pelo contrário, foi prova de maturidade e sabedoria táctica. Já agora, é a isto que chamam de maravilhoso futebol inglês?

3 comments:

Brasil Empreende said...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem desta semana: Sim ao futebol-arte!
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.

Nuno said...

Paulo, totalmente de acordo. O que o Hiddink fez em Barcelona é perfeitamente legítimo. Vindo de um treinador que normalmente não o faz, mostra um respeitinho que não é para todos. Diga-se, contudo, que a estratégia só resultou porque Cech esteve enorme. Se o Barça tem marcado, tudo mudava. Em Londres será assim. Um golo do Barça modifica tudo o que estiver planeado pelos ingleses.

Um Abraço!

Felipe Simi said...

Paulo,

Você tem razão. Essa postura tática explica melhor do que qualquer palavra a diferença entre "ser eficaz" e "ser eficiente". Eficiente é aquele que faz o certo do jeito errado. Eficaz é quem faz o certo do jeito certo.

Por analogia, sir Fergusson faz de seu Manchester Utd. um time eficiente, enquanto o Barcelona, de Sep Guardiola, é eficaz.

Não é por nada, não, mas eu prefiro a segunda opção.

Abraços,
www.esportejornalismo.blogspot.com