Tuesday, April 07, 2009

Breves notas sobre o Manchester United - FC Porto

1) Exibição personalizada do FC Porto em Old Trafford.

2) Fernando foi, do ponto de vista individual, a unidade em evidente destaque pela positiva.

3) O mais recente ídolo da imprensa lusa conseguiu uma soma de disparates absolutamente notável. Quando mais deu nas vistas, foi quando manifestou a sua patética tendência mártir, que nestes palcos não parece ser muito bem sucedida...

4) Ferguson, agora na recta final da sua carreira, optou por dar um valente pontapé na filosofia que sempre defendeu e que pôs em prática no clube, para se render ao pragmatismo, resultadismo, defensivismo, ou será mesmo cobardia? Herança de Queiroz?

10 comments:

Ricardo said...

Assino por baixo todas as notas, com especial destaque para a do Hulk que, de facto, foi uma anedota em campo. É o problema de quererem fazer de gajos com potencial estrelas no firmamento. Ainda tem de aprender muita coisa. Pode começar por aprender a compreender o futebol. Era capaz de ajudar.

Bruno Pinto said...

O que eu acho é que o Jesualdo é fraquinho enquanto treinador. Do onze inicial, seis fizeram a estreia na Champions nesta temporada. Sapunaru, Rolando, Cissokho, Hulk e Fernando foram lançados por Jesualdo. Depois de uma exibição personalizada e madura como a de ontem na casa do campeão europeu e mundial em título, há quem diga que o mérito é do Co Adriaanse. O Jesualdo é muito fraquinho.

Paulo Santos said...

Boas, Ricardo. Pois é. O givanildo, pela pena dos nossos analistas, já brilha no firmamento...o pior destas coisas é o deslumbramento em que caem certos atletas, veja-se o caso de Quaresma!

Abraço


Olha, olha, quem ele é! O Bruno Pinto estava mortinho por ter atenção. Desde que revelou desconhecer factos importantes relativos a figuras históricas do seu clube, e desde que afiançava com todas as suas fortes convicções que Queiroz era o homem certo para a selecção, que não aparecia por aqui...

Bem vindo Pinto, é sempre boa altura para aprender qualquer coisa.

Aqui vai:
Antes de mais, parabéns pelo feito do seu clube nesta 1ª mão dos quartos-de final da Champions. Desde 2004 que não faziam nada semelhante, saúda-se, portanto, o feito.

Quanto à pseudo-provocação que me dirige, digo o seguinte:
De facto, o Jesualdo é tão bom quanto Artur Jorge, Ivic ou até o próprio Adriaanse. Numa abordagem estruturalista (e é essa que tem que ser feita) valem tanto como o Sr. Zé da mercearia aqui da minha rua (que por acaso até é adepto do fcp, e que ontem me disse, umas horas antes do jogo, que se o Jesualdo não inventasse, tudo seria possível. E assim foi. Ontem, pela primeira vez, Jesualdo não inventou, manteve a estrutura, consequentemente, também acabou por ser fiel aos princípios e o resultado apareceu. O mesmo já não se poderá dizer de Ferguson, que transforma sempre a sua equipa quando pisa os palcos da Champions. O ano passado a coisa foi bem feita - e sobretudo justificava-se (frente ao Barça), mas ontem não sei se se justificaria, tendo em conta a desigualdade, a vários níveis, dos contendores.

Quanto aos nomes dos jogadores, deixe-me dizer-lhe, que, excepção feita a Fernando (que tem tido uma evolução muito interessante)e a Hulk que tem sido absurdamente incensado pelos analistas lusos, os restantes passaram de bestas a bestiais num jogo apenas. Fantástico. E esqueceu-se aí do Mariano, foi descuido, ou propositado!? E já agora, falando em incensos, que dizer daquele central maravilhoso que é perseguido por meia Europa do futebol?

Sr Bruno Pinto, volte sempre, é sempre um prazer "blogar" consigo.


Abraço

Bruno Pinto said...

Paulo Santos,

O Mariano não fez a estreia na Champions este ano, nem foi lançado na alta roda pelo Jesualdo Ferreira. Com esta qualidade de argumentação, não admira os disparates que costuma escrever. Claramente, o prazer que tem em 'blogar' comigo não é recíproco, pelo simples facto de que se torna muito desinteressante para mim 'blogar' com mentecaptos. Daí que esta minha visita se deveu apenas a lembrar-lhe a figurinha triste que fez ao ter desconsiderado o trabalho de Jesualdo Ferreira.

Deixe lá oa abraços. Fique bem.

Paulo Santos said...

Tenha calma Bruno Pinto, olhe que resvalar para a ofensa é típico de quem tem frágil argumentação ou, quiçá, algo pior e mais estruturante, como um intelecto debilitado. Isso fica-lhe muito mal. Quando falei do Mariano, foi na lógica da integração dele na equipa - é isso que está em causa - a capacidade de jesualdo em integrar novos jogadores na sua equipa, no seu modelo de jogo...o absurdo do seu comentário é que, com base num jogo, apenas um jogo, seja da champions, seja da liga intercalar, faz-se logo uma aferição das que você faz...o Jesualdo é o melhor treinador a lançar jogadores!! Fantástico...e o mentecapto sou eu?

O Bruno Pinto é divertido. Nas anteriores visitas a este espaço aprendeu, embasbacou-se com alguma informação nova e desaparecia amuado. Depois fica à espreita para ver se apanha qualquer coisa que possa fazê-lo recuperar a auto-estima...claramente um comportamento ligeiramente neurótico...veja isso.

Mas volte sempre, porque prestações como a sua são raras neste espaço, e é sempre um gosto para mim contribuir para o aumento do seu conhecimento. Você tem é que prometer-me que não fica nervoso nem vai amuar, está bem? Já quanto às questões de civilidade, pouco posso fazer, apenas fazer votos para que melhore esses índices, de alguma forma, no seu dia-a-dia.

Se não quer abraços, olhe, cumprimentos

Felipe Simi said...

Paulo,

Exibição personalizada e surpreendente, eu diria. Semana que vem, para o Manchester Utd., o sonho do bicampeonato continental pode acabar em Portugal.

Abraços,
www.esportejornalismo.blogspot.com

Tiago M. said...

O Benfica teve nos últimos anos Mourinho, Jesualdo e Fernando Santos.

No Porto, em 7 anos, juntos deram:

1 Champions
1 Uefa
5 campeonatos
3 Taças

No Benfica, foram todos despedidos...

Mais estupidez do que esta gestão é só quem ao fim de tudo isto, ainda acha que eles é que são incompetentes. Com esta equipa do Benfica, com a imprensa e ambiente que teve o Quique e com os pontos que o Porto perdeu no inicio, Jesualdo estava na frente do campeonato de caras...

Não sei se é da azia, mas alguma coisa não vai bem nesse raciocinio...

Futebol Formacao said...

Boas, antes de mais parabens pelo blog. Quanto ao jogo Manc X FCP, sem duvida que Fernando foi o homem em destaque, mas também gostei muito do jogo do Lucho principalmente na coberturas ao lado direito e claro como vem sendo hábito nos passes de rutura que ele faz. Quanto ao Bruno Alves, foi sem duvida um erro grave, mas aquilo que ele fez, está tao sistematisado no FCP que é o inicio de ataque começar pelos centrais com constantes trocas de bola, mas também o erro não é so dele, os companheiros deveriam ter avisado (apesar de talvez nao ter tempo para pensar). Quanto ao HulK, sim foi uma anedota (fez-me lembrar o C.Ronaldo na Selecção que procura fazer tudo sozinho).
Abraço
www.treino-de-futebol.blogspot.com

Rafael Zito said...

Paulo,

Creio q o resultado em Old Trafford tenha surpreendido a maioria das pessoas. Agora é esperar o que irá acontecer no estádio do dragão.

Um abraço e gostaria de convidá-lo a dar sua opiniao no texto publicado no nosso "Opinião" da semana - www.esportejornalismo.blogspot.com

O jogador Adriano, da Inter de Milão e da seleção brasileira, resolveu dar um tempo em sua carreira. Este é o assunto abordado no quadro “OPINIÃO” desta semana. O Blog Jornalismo Esportivo quer discutir até que ponto a fama atrapalha a vida de um jogador que, ao sair do nada, é transformado em ídolo absoluto de um clube europeu, mesmo sem o preparo psicológico para isso.

Rafael Zito said...

Olá Daniel,

Neste domingo, o Corinthians venceu o São Paulo, por 2 a 1, na semifinal do Campeonato Paulista. O Blog Jornalismo Esportivo fez uma análise da partida e do desempenho das equipes no confronto. Gostaríamos de convidá-lo para acessar o Blog e deixar a sua opinião

www.esportejornalismo.blogspot.com