Wednesday, April 01, 2009

ANUÁRIO FUTEBOL MUNDIAL 2008/09 (Rui Malheiro, QuidNovi, 2009).



O futebol português visto à lupa: Liga Sagres, Liga Vitalis, II Divisão, Taça de Portugal, Taça da Liga, Liga Intercalar e Supertaça. A actividade das Selecções nacionais: dos sub-15 aos AA. Os campeonatos de mais de 100 países. Tudo sobre o futebol inglês, italiano, espanhol, francês, alemão, brasileiro e argentino. As provas internacionais de clubes e selecções. O perfil de cerca de 1000 jogadores de todo o Mundo ao longo de 816 páginas.


"Estou feliz por ver um sonho realizado e contente por uma obra tão rica aparecer em Portugal. É um documento fantástico, de enorme valor, que resulta de uma pesquisa exaustiva e que demonstra a dedicação ao futebol por parte do autor. Trata-se de uma obra que tem um largo campo de interesse. Para mim, como treinador, é uma ferramenta de consulta extremamente útil, como também não tenho dúvidas de que o será para os diversos agentes desportivos - clubes, treinadores, jogadores, jornalistas e adeptos -, que passam a ter em mãos um vasto documento com informação organizada sobre os intervenientes dos principais campeonatos".

Paulo Sousa


"À estatística, comum aos dois almanaques internacionais mais conhecidos, decidimos juntar a táctica, a análise e a prospecção de jogadores, com o objectivo de enriquecer a obra, conferindo-lhe um carácter único".

Rui Malheiro



Decorreu ontem a cerimónia de lançamento desta magnífica obra e eu tive o privilégio de ter estado presente. Para além de passar a ter este importante documento na minha estante, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o seu autor - alguém por quem já nutria particular admiração, por via de muitos dos seus trabalhos, disponíveis online, tais como o mítico terceiro anel e o playmaker.
Voltei também a discutir futebol com o Ricardo do Catenaccio. Conheci o Nuno Francisco, director da revista 'Futebolista', o João Gonçalves, do Encarnado e Branco e o jornalista José Marinho, tendo tido também a oportunidade de com eles trocar umas ideias e opiniões sobre este assunto que a todos nos anima. Foi, em suma, um momento muito bem passado.
O Anuário, pelo que já pude observar, é um documento de extraordinária importância - imprescindível para quem, de alguma forma, está ligado ao futebol. Por exemplo, para as coisas que eu por aqui vou escrevendo, o Anuário vai, seguramente, ser consulta recorrente.
Resta-me, mais uma vez, endereçar os meus parabéns ao autor Rui Malheiro, fazendo votos para que continue a aplicar todo o seu saber na elaboração dos próximos anuários e de outros contributos que queira dar ao futebol, pois é das pessoas mais qualificadas para o fazer.

1 comment:

Felipe Simi said...

Muito interessante.

Parabéns ao autor pela iniciativa, e a você, Paulo, pela divulgação.

Um abraço,
www.esportejornalismo.blogspot.com