Wednesday, August 20, 2008

Um pequeno parêntesis

Após uma longa ausência e contrariando o espírito e vocação deste espaço, apraz-me tecer algumas considerações acerca do maior espectáculo desportivo do planeta.

Não percebo patavina de esgrima, canoagem, judo e tantas outras modalidades que nos têm entrado diariamente pela casa adentro por via do ecrã da televisão. No entanto há várias coisas que o maior dos leigos na matéria entende. Num país com um extraordinário défice de organização desportiva e uma tremenda falta de cultura desportiva, é no mínimo ridículo que se coloque uma fasquia tão alta relativamente aos resultados dos nossos atletas. É no mínimo, também absurdo que agora esteja todo o pacóvio país a achincalhar aqueles que durante quatro anos trabalharam com as condições mais terceiro-mundistas que se possam imaginar, só porque não ganharam uma medalha ou porque, na ressaca dos resultados e porque não lhes foi concedida a preparação necessária para lidar com este tipo de ambientes, proferiram declarações pouco avisadas. Pouco felizes, sim, foram as declarações da única medalhada até ao momento. Vanessa Fernandes que até dispõe de melhores condições a vários níveis face a grande parte dos atletas lusos presentes em Pequim, com a aura moral da medalha conquistada, decidiu ainda dar mais força à campanha de aniquilação de muitos dos seus colegas de comitiva…

Não digo que não existam casos de atletas que terão sido pouco ambiciosos, também não nego que a ladainha das desculpas com arbitragens e outros factores não pegue, mas afinal não será também este um traço vincado da nossa cultura desportiva?


Organizações desportivas e/ou organizações associadas ao desporto, Governo e comunicação social, todos têm responsabilidade neste ruído enfadonho que se começa a criar em torno da participação portuguesa nas Olimpíadas. O mais lamentável é que os primeiros continuarão a não assumir as responsabilidades, a sacudirem a água do seu capote e a não darem o passo essencial e óbvio: começar da estaca zero no que à organização desportiva diz respeito.

2 comments:

warley.morbeck said...

Parabéns pelo blog.

Warley Morbeck
http://flamengoeternamente.blogspot.com/

Nuno said...

100% de acordo. Os pacóvios deste país não percebem que os mais frustrados de todos são os próprios atletas e acham que estes lhes devem algo...

Abraço!