Friday, July 25, 2008

SL Benfica: primeira ilação de pré-época

A primeira grande ilação que se pode retirar dos dois jogos que o Benfica realizou até ao momento, é a de que Nuno Assis não pode ser dispensado.

Assis tem sido dos jogadores mais subaproveitados neste Benfica. Apenas Trapattoni e Fernando Santos souberam tirar partido do jogador. Os outros, ou apostaram pouco nele ou inventaram posições e funções que não potenciam as suas óbvias qualidades.

O jogador, que até nem colhe a simpatia de adeptos e imprensa, é daqueles que até pode nem ter um grande repertório de fintas e outros truques (em alguns casos tão vistosos como inócuos), no entanto, Assis é daqueles que nunca desaparece dos jogos, participa como poucos na manobra colectiva da equipa, decide quase sempre bem e procura sempre criar desequilíbrios.

Hoje, frente ao Blackburn foi o melhor em campo.

3 comments:

Nuno said...

Paulo, não vi o jogo, mas estou 100% de acordo. É quase criminoso não se aproveitar Assis. É daqueles ao lado de quem qualquer grande jogador gosta de jogar. Veja-se a relação que tinha dentro do campo, com Rui Costa e Simão, sendo sempre o apoio ofensivo destes dois e aquele que eles procuravam quando tinham a bola. A sua principal virtude, para mim, é o facto de decidir quase sempre bem. E ter um jogador assim, que decide sempre bem e que não faz disparates quando se lhe endossa a bola, para jogadores mais criativos, que gostam de tomar as rédeas do jogo, é uma lufada de ar fresco. Liberta-os de muita pressão e ajuda a equipa a ganhar consistência colectiva. É, como em muitos casos, um jogador que vale pelo seu contributo colectivo, que quase sempre é uma coisa discreta. Como tal, não se lhe reconhece o valor que tem, que é muito. Quique parece-me um treinador astuto, que sabe reconhecer as qualidades de um jogador, mas ao mesmo tempo parece querer jogadores, em termos ofensivos, que saibam ou costumem resolver as coisas sozinhos. Não sei se ficará com ele. Esperemos que sim, e que o utilize com a frequência que merece.

Paulo Santos said...

"É daqueles ao lado de quem qualquer grande jogador gosta de jogar. Veja-se a relação que tinha dentro do campo, com Rui Costa e Simão, sendo sempre o apoio ofensivo destes dois e aquele que eles procuravam quando tinham a bola."


Ainda ontem, adivinha lá com quem é que Aimar mais combinou durante o jogo? Procurou quase sempre endossar a bola a Assis.

O problema é que muita gente não vê isto. A própria imprensa não aponta muito os focos para ele. Sempre gostei de Assis (já falámos sobre isso), e subscrevo, será criminoso não aproveitar Assis, mesmo que a posição onde mais rende tenha Martins e Aimar este ano.

Anonymous said...

i truly enjoy all your writing style, very remarkable,
don't quit as well as keep posting simply because it just simply well worth to follow it.
excited to browse a lot more of your own article content, enjoy your day ;)