Thursday, July 17, 2008

Maestro fora dos relvados também!

Quando já muitos se começavam a afogar em saliva, à espera que esta contratação abortasse, para assim poderem ver confirmados os seus prognósticos fatalistas relativamente às novas funções de Rui Costa, eis que se confirma uma extraordinária aquisição para o Benfica e em paralelo para um cada vez mais depauperado futebol luso.

19 comments:

Bruno Pinto said...

Acho este endeusamento de Rui Costa absolutamente patético e escusado. Realizou um negócio, coisa que qualquer director desportivo faz aos pontapés e... temos Maestro!! Chega a ser cómico assitir a esta campanha que procura fazerde Rui Costa um ícone do dirigismo só porque contratou uns jogadores. O trabalho dele deve ser avaliado como um todo, no final da temporada, consoante os resultados que o Benfica alcançar. O resto são meras manifestações clubísticas, totalmente desprovidas de conteúdo lógico.

Nuno said...

O Rui Costa tem trabalhado bem, independentemente do endeusamento de certa imprensa ou das calúnias de certos invejosos. E a contratação de Aimar é das notícias mais fantásticas que o futebol português e o Benfica podiam receber.

Um Abraço!

Bruno Pinto said...

Repare-se:

"Já a meio do treino, as várias centenas de pessoas que se encontravam nas bancadas tributaram-lhe uma enorme ovação, não faltando, aliás, quem aplaudisse de pé (...) O menino bonito da Luz tem sido a grande figura do clube neste início de pré-época (...) Se for preciso, apanha um avião de manhã, negoceia no estrangeiro e ainda no mesmo dia aterra no aeroporto da Portela para voltar. Não se tem poupado a esforços" O Jogo


"O director desportivo do Benfica anda numa roda-viva a tratar das contratações para a Luz e não teve tempo para assinalar uma data importante. É que, ontem, Rui e Rute Costa celebravam o 15.º aniversário de casamento, mas não o puderam festejar: o antigo jogador esteve a trabalhar na capital e Rute estava no Algarve..." Record


"Depois de muita incerteza e de algumas tentativas exteriores para boicotar a operação, Rui Costa revelou-se intransigente e um hábil negociador, garantindo, assim, a contratação do médio criativo com que Quique Flores sempre sonhou para o seu Benfica e que há muito preenchia o imaginário dos adeptos benfiquistas" A Bola


(...) diversas fases do processo, conheceu interferências externas, com o Newcastle, nas últimas horas a avançar com uma proposta para a aquisição do atleta, o que obrigou Rui Costa a aturado trabalho de persuasão, mantendo-se inflexível na defesa dos interesses e do orçamento do Benfica, não cedendo a qualquer tipo de pressões. Em cheio!" A Bola


É o verdadeiro circo da imprensa nacional. Para quando uma imprensa portuguesa séria, competente, informativa, sem clubismos patéticos?

Paulo Santos said...

A única coisa patética são as inúmeras opiniões emitidas a priori a apontarem para previsíveis fracassos da política desportiva do Benfica, consubstanciados numa série de argumentos que de tão absurdos chegam a ser comoventes!

Quanto ao resto, caro Bruno Pinto, lamento informar-te que estás ligeiramente equivocado. Claro que num clube de futebol, ou numa qualquer organização, o trabalho deve ser avaliado como um todo, contudo, ao director desportivo cabe, entre outras coisas, as contratações de novos jogadores. Se te referes a resultados, a avaliação terá que ser feita, objectivamente ao treinador e jogadores, porque, parece-me óbvio que em termos de contratações o trabalho está a ser positivo.

Endeusamentos!!?? Endeusamento é por exemplo o de Queiroz, um treinador que nunca ganhou nada no futebol sénior e que é recebido como se de um campeão do mundo se tratasse. Isso é um endeusamento, para o qual, segundo me parece, o meu caro é um grande contribuinte.


Quanto ao seu segundo comentário, concordo com ele, sem dúvida, no entanto, o exemplo escolhido é totalmente desenquadrado. Não se consegue vislumbrar em nenuma parte da sua transcrição, o menor resquício de incompetência ou de clubismo. Mas agradeço a ideia que me deu. Em breve, irei estar atento a exemplos reais de informação incompetente e pouco séria. Depois ponho aqui esses exemplos para que o meu caro possa ficar mais esclarecido.


Nuno, sem dúvida, no entanto não faltarão prima - donas a emitir opiniões contrárias.

Um abraço

Bruno Pinto said...

Paulo Santos,

Ao director desportivo cabe, sim, ENTRE OUTRS COISAS, contratar jogadores. Não percebo como ao fim de 2/3 contratações já se diz maravilhas do seu trabalho. Há que esperar, ver se os jogadores rendem, comparar o rendimento com o preço pago e, paulatinamente, ir tirando conclusões e fazendo avaliações. O FC Porto e o Sporting também têm realizado negócios e não vejo esta histeria colectiva à volta de uma figura. O Rui Costa foi um grande jogador, agora como director desportivo é uma nova etapa, é escusado querer endeusar-se o homem sem ele ainda ter provado absolutamente nada nas novas funções. Só os mais desatentos, como parece ser o seu caso, não notam estes sinais de euforia à volta de Rui Costa, o Maestro!

Quanto ao meu exemplo, não se consegue vislumbrar resquícios de clubismo? Hum... tem a certeza? Ok, ok...

Agradeço a atenção que me dispensou, ao prometer-me fazer posts a pensar no meu total esclarecimento. Muita amabilidade da sua parte. Registarei esse gesto em futuras intervenções.

Bruno Pinto said...

Espera... O Rui Costa já ganhou alguma coisa como director desportivo? Olha, parece que a época ainda nem começou... Mas contratou o Aimar... E o título deste post: "Maestro fora dos relvados também!"!

Mas não há aqui um endeusamento. Tá certo!!

Paulo Santos said...

Bruno Pinto, endeusamento ou o que lhe quiseres chamar, o facto é que numa das suas principais funções - e aqui a avaliação tem que ser feita numa lógica de conseguir ou não contratar jogadores, porque quanto ao resto que tu falas, a responsabilidade maior não é do director desportivo, a sua avaliação, assente num critério de racionalidade, tem que ser feita em função do seu desempenho e obtenção de êxito nas estratégias/metas relacionadas com as suas áreas de actuação - Rui Costa conseguiu trazer para o Benfica um jogador como Pablo Aimar, um jogador que ainda no pleno das suas capacidades, teria sempre lugar em qualquer dos melhores campeonatos europeus.

Sinceramente, e atendendo às declarações do jogador ao reconhecer a acção determinante de Rui Costa como factor que o levou a optar pelo Benfica, penso que é um feito notável, conseguir contratar um jogador destes para um campeonato tão fraquinho como o nosso e para um clube que está muito longe de poder ombrear (em termos económico-financeiros) com qualquer clube que lute pela manutenção em qualquer dos três grandes campeonatos europeus.

Aliás, desafio-o a dizer-me mais que três jogadores da "casta" de Aimar que tenham sido contratados para o campeonato português nas últimas décadas...

Não reconhecer isto parece-me birra.

Abraço

Sabrina Machado said...

O Rui Costa fez uma grande aquisição para o Benfica...se continuar assim vai ser ícone na sua nova função.

O Aimar é um grande jogador. Um meia habilidoso q sabe chutar...um meia argentino clássico.

http://esportejornalismo.blogspot.com

Catenaccio said...

Paulo,

Ainda tentei entrar em contacto contigo, mas já não houve tempo. É que ontem apeteceu-me passar pela Luz, dar uma olhadela pelo material novo na loja e acabei por assistir à apresentação do Pablito.

A cerveja fica para a próxima.

Abraço.

Paulo Santos said...

Sabrina, sem dúvida, mas há sempre quem, a soldo de clubismos e outras coisas, não queira ver as coisas dessa maneira.

Cumprimentos e obrigado pela visita.


Catennaccio, devias ter ligado, pois também lá estive. Fica para a próxima.

Abraço

Bruno Pinto said...

Paulo,

O desafio que me lançaste não tem absolutamente nada a ver com o que foi discutido. Importa não confundir as coisas, senão ninguém se entende. De resto, é bom lembrar que o Aimar é extremamente talentoso, é um nome com prestígio, mas está a atravessar uma fase descendente há muito, muito tempo. Foi corrido do Valência e não impediu a descida do Saragoça. Claro que pode ressurgir no Benfica, mas o que se está aqui a falar é da sua transferência. Atendendo ao seu declínio nos últimos anos, a sua contratação não foi nada do outro mundo e esta euforia à volta de Rui Costa é escusada. É isso que se está aqui a discutir.

Paulo Santos said...

Fiquei a saber através de ti que num desporto colectivo como o futebol, um jogador talentoso e de qualidade é capaz de evitar uma descida de divisão!!!!!

O Aimar foi corrido do Valência!!! E está numa fase descendente!!!

Bruno Pinto, de facto não dá para continuar, porque tu ou estás a fazer uma birra monumental, ou então tenho que informar-te que andas muitíssimo mal informado, e assim de facto não estamos ao mesmo nível, lamento.

Steve.Taylor said...

Seguindo a lógica do senhor Bruno pinto, se um grande jogador tal como pablo aimar tivesse capacidade por si só de salvar uma equipa (cheia de bons jogadores, diga-se de passagem) da descida de divisao, Entao isso quer dizer que um jogador de classe mundial como o Rui Costa deveria ter levado o Benfica a' conquista do título nacional o ano passado e foi o que se viu...

Senhor bruno Pinto... tenha juízo !

Bruno Pinto said...

Esta, do Sílvio Cervan, bate todos os recordes da estupidez:

"(..) a chegada triunfal de Pablo Aimar e Rui Costa (...) estava consumado um dos resgates mais mais esperados deste defeso, quase tão esperado e aguardado como o resgate de Ingrid Bettencourt (...) com o devido respeito por Ingrid Bettencourt, julgo que Pablo Aimar tem para nós, benfiquistas, mais valor e utilidade (...) o Saragoça deu mais réplica que as FARC e Rui Costa não usou símbolos da Cruz Vermelha (...) a operação de resgate foi um êxito e há hoje mais de seis milhões de almas agradecidas, suspeito até que alguns verteram uma lágrima de comoção ao ver chegar "O Mago" pelas mãos do "Maestro" (...)"

Lololol.

O Aimar está em queda há muito tempo, por isso é que o Benfica o conseguiu contratar. O resto são as parvoíces do costume. Sim de facto pela conversa, tenho de concordar que não estamos ao mesmo nível. És o elo mais fraco. Adeus.

Paulo Santos said...

Em queda está o senhor Bruno Pinto cujo portismo exacerbado consegue pô-lo a delirar de forma compulsiva, pelo menos a avaliar pelo que tem escrito por aqui...


E mais, já tinha percebido que o senhor estava num nível de conhecimento muito diferente do meu, mas agora também constato que o seu nível de educação também é rasteirinho...

Enfim, olhe, compre uns livros de futebol, mantenha-se mais informado. Nem acerca de fguras históricas do seu clube você tem informação, quanto mais do resto.

Adeus, passar bem

Bruno Pinto said...

Grande abraço.

Nuno said...

Paulo, não refutes a opinião de Sua Santidade Bruno Pinto, que o gajo até tem uma coluna no Zero Zero... E isso, como é óbvio, é sinal de que tudo o que diz é lei.

Agora, se te tiver a chatear muito, há um remédio infalível para o gajo nunca mais aparecer. Dizes que o Matthaus, na final do Itália 90, não marcou o Maradona, e o gajo jura a pés juntos que sim. Depois, quando for ver o jogo e vir que meteu água, deixa de te falar para parecer que saiu por cima. Comigo resultou... :)

Paulo Santos said...

Nuno, obrigado pela dica, acho que desta, pelo menos, já não diz mais disparates...

Lembro-me dessa do Mathaus, não fixei foi o interveniente!! Mas não admira...


Abraço

Bruno Pinto said...

Paulo,

Ok, ok, eu admito. O Rui Costa contratou o Aimar, esse jogador singular no futebol mundial actual, portanto já começou a mostrar que é um verdadeiro Maestro também fora do campo. Vou-te fazer a vontade. Venho aqui apenas espreitar para ver as tuas recomendações de leitura, mas prometo não comentar. Não gosto de te ver nervoso.

Abraço e venha de lá mais um livro. ;-)