Tuesday, December 18, 2007

O melhor do mundo, para mim.

Sempre achei estas atribuições do "melhor jogador do mundo" uma perfeita tolice. O futebol é um desporto colectivo. Não faz qualquer sentido. Um jogador por muito talentoso e influente que seja numa equipa, estará sempre condicionado por uma infinidade de variáveis dessa índole colectiva.

Nesse colectivo que é uma equipa de futebol, existem posições e funções específicas e distintas, e normalmente nestas atribuições há como que uma implícita e injustificável superioridade moral dos avançados ou dos médios criativos face aos defesas, guarda-redes ou médios defensivos. Há excepções, ainda o ano passado houve uma, que por sinal bastante alarido provocou na prosa de muitos analistas…

Mas está bem, aceitemos a coisa. Podemos considerar, que de facto as individualidades que compõem essa ordem colectiva, muitas vezes são de tal forma influentes e geniais que podem mesmo sobrepor-se a ela, proporcionando-nos aqueles jogos que por vezes assumimos terem sido resolvidos por um jogador (o que será sempre um exagero).

Outro factor que pode levar à aceitação do evento é o facto de que a atribuição resulta do sufrágio de um universo qualificado e supostamente competente. Não se entendem por isso as afirmações que apontam a existência de critérios relacionados com os desempenhos / resultados das equipas a que pertencem os jogadores nomeados, o que nos remete para a evidência referida no primeiro parágrafo. Esses critérios até poderão existir, mas serão sempre subjectivos, e é da soma dessas subjectividades todas que surge então o FIFA player of the year. E já que é de subjectividade que estamos a falar, aproveito para assumir quem é o jogador que para mim é o melhor do mundo na actualidade. E não o vou fazer recorrendo a estatísticas de golos, assistências, ou títulos conquistados, muito menos com recurso a argumentos científicos relativos a capacidades físicas, técnicas ou tácticas. A minha escolha centra-se em algo mais simples. A emoção, a satisfação própria de quem aprecia um espectáculo, a estética se preferirem. Tudo aquilo que o jogo provoca a quem gosta tanto dele. Por isso para mim, o melhor jogador do mundo da actualidade é inequivocamente, Lionel Messi.

No comments: