Thursday, December 27, 2007

Bwin Liga: primeiro balanço

Cumpridas que estão catorze jornadas da Bwin liga, será altura de partilhar algumas reflexões.
Relativamente aos três grandes, pouco há a dizer, na medida em que são escalpelizados diariamente pela imprensa e não só...

O FC Porto é líder incontestável, mercê de uma equipa totalmente rotinada, um onze que quase joga de olhos fechados. Adriaanse deixou uma boa herança a Jesualdo Ferreira, e isso traduz-se naturalmente num avanço significativo relativamente aos seus opositores directos, que mexeram na estrutura das respectivas equipas - sendo o Benfica um caso flagrante.
Jesualdo apenas puxou uma peça do meio campo para a defesa no tabuleiro do dragão, porque quanto ao resto, não se vislumbram grandes diferenças, sobretudo no que respeita às opções para titulares do onze portista (O problema é quando falha uma das peças do onze titular...).
Até Tarik, inicialmente proscrito pelo Professor tem a assinatura do excêntrico treinador holandês.

No que respeita ao Benfica, já muito foi escrito. Plantel renovado, e refira-se, tardiamente; substituição de treinador já com a época em curso...
Não se poderia esperar muito dos encarnados. José António Camacho tem esta época para construir uma equipa. E tem, na minha opinião, matéria prima para o fazer.

O Sporting após um início de época prometedor baixou o seu rendimento e os maus resultados começaram a aparecer. Apareceram também as diversas análises acerca do fenómeno, umas a incidirem na pouco profícua política desportiva, nomeadamente no que se refere a algumas contratações duvidosas, outras houve, que incidiram fundamentalmente em questões técnicas e tácticas.
Na minha opinião, nem umas nem outras explicam a crise leonina. O que se passa no Sporting é uma crise de balneário. Os sinais estão aí, só quem não quiser ver.

Para além dos grandes, há que referir as excelentes campanhas dos Vitórias, ambos sem terem plantéis com nomes sonantes, têm conseguido estar muito para além das mais optimistas expectativas.

Destaco também o Belenenses, que me parece ser uma equipa com uma excelente organização em campo. Do ponto de vista táctico, o Belenenses é de facto um caso interessante. Creio que com um pouco mais de qualidade (leia-se capacidade de finalização) na sua linha avançada, a equipa do Restelo poderia dar mais que falar.

No comments: