Monday, December 17, 2007

A muito lenta construção do Benfica...

A incontestável vitória do Belenenses sobre o Benfica não me surpreendeu.
Ainda recentemente, após ouvir inúmeras dissertações acerca do sistema e modelos de jogo do Sporting, no programa Pontapé de saída, não resisti a enviar esta mensagem para o dito programa: Custa-me ver semanalmente, no melhor programa sobre futebol da televisão nacional, ouvir tanta dissertação acerca do losango do Sporting. Porque não uma palavrinha para uma equipa que joga de forma muito boa nesse sistema. A equipa que melhor aplica o método da defesa zonal em Portugal e exímia a aplicar a "off-side trap". Falo naturalmente do Belenenses.


Sobre o Belenenses, de forma sucinta, está tudo dito.

Já falar sobre o Benfica é algo que se afigura ligeiramente mais complexo. A verdade, dura e crua, é que este Benfica, após quatro meses de Camacho, ainda não apresenta uma ideia clara de jogo. Não tem modelo, nem dinâmica. O que vai disfarçando esta situação são as “muchas ganas” que o treinador espanhol certamente incute nos treinos e no balneário, aliada à qualidade individual dos jogadores. De facto, em termos de atitude, os encarnados têm feito alguns jogos que têm que ser considerados como muito satisfatórios, no entanto, uma equipa de futebol não se pode esgotar nessa única variável.

Era expectável e até compreensível que esta época não viesse a ser recheada de sucessos, tendo em conta os disparates ocorridos durante a preparação da mesma. Seria de esperar, tal como o treinador José António Camacho inúmeras vezes assumiu, que esta seria uma época para construção de uma equipa. No entanto, julgo que neste momento, já era altura dessa equipa apresentar um modelo de jogo com alguma consistência...

No comments: