Saturday, May 05, 2007

AC Milan - Liverpool FC: na final com mérito




AC Milan e Liverpool FC reeditam a final de há dois anos.
Tem-se afirmado que os dois finalistas beneficiaram de melhores índices físicos que os seus opositores, pelo facto de se encontrarem arredados da disputa de outros títulos. É verdade que nestas meias-finais caíram as duas equipas que se mantêm noutras “guerras”, contudo explicar tudo por aí, parece-me algo redutor, e quiçá, uma espécie de "desculpa" em função do favoritismo apontado ao Chelsea e ao United.

Se no caso do embate inglês, esse factor poderá ter tido maior importância, adicionando-lhe também as ausências de vulto na equipa londrina por lesão, torna-se imperioso refir que a eliminatória foi equilibrada, acabando por se decidir na chamada “lotaria” dos penalties, o que acaba por traduzir esse mesmo equilíbrio, e também, revelar uma não tão evidente superioridade (quer na dimensão física quer nas outras) de uma equipa face à outra.
Acaba por sair premiado um conjunto que, tal como já escrevi neste espaço, parece feito à medida dos desafios europeus.
Para além da questão física é necessário referir outros factores que não serão menos importantes, como sejam aqueles que se relacionam com os modelos de jogo das respectivas equipas. O Chelsea ao longo da época apresentou um futebol muito distante do apresentado na época transacta. Fortemente sustentado no futebol directo, não tendo a posse e circulação de bola como o grande referencial de jogo e com uma menor utilização das alas como circuito privilegiado para a criação de situações de finalização. A equipa londrina carece esta época de qualquer coisa, e o enorme infortúnio das lesões não pode nem deve explicar tudo…

Já no que respeita à outra meia-final, parece-me indiscutível que no conjunto dos dois jogos, a superioridade do AC Milan foi demasiado evidente, de forma ainda mais acentuada no jogo de S. Siro. A forte consistência táctica, consubstanciada na eficaz ocupação dos espaços e na capacidade de saber subir ou recuar o bloco, consoante as circunstâncias do jogo, aliada à enorme fluidez e objectividade na circulação de bola, fazem do Milan um meritório finalista desta edição da Liga dos Campeões. E refira-se que não foi apenas na eliminatória frente ao Manchester United que a equipa italiana apresentou os referidos predicados. E claro, a experiência de muitos dos jogadores rossoneri é também factor a ter em conta.

1 comment:

Amo-te Benfica said...

Gostava de ver o United na final, mas o Milan mereceu para estar lá... Espera nos um grande jogo :D