Thursday, June 22, 2006

Laranja (menos) mecânica


Esta selecção holandesa, do que se tem visto neste mundial, não tem a qualidade - no que respeita às suas individualidades - de outras selecções de um passado recente, contudo, a marca distintiva do futebol que pratica está lá e de forma bem evidente! Se o conceito "escola de futebol" precisar de um paradigma, ele é inexoravelmente o futebol holandês.

No jogo com a Ucrânia ofereceu uma boa exibição, já contra a Costa do Marfim, o brilhantismo exibicional não foi tão evidenciado, tendo mesmo na segunda parte desse jogo, passado por grandes dificuldades impostas pela selecção africana. O jogo com a Argentina foi um jogo "suspeito", pois ficou-se com a sensação que ambas as equipas, tendo em conta as circunstâncias, jogaram qb, não obstante o ascendente do jogo ter pertencido à selecção argentina.

Em termos técnico-tácticos, a equipa mantém-se fiel ao estilo que caracteriza o futebol holandês, 4x3x3 puro, sempre com um acentuado e forte jogo exterior, procurando jogar com largura e profundidade. Muita posse e circulação de bola, pressing alto, linha defensiva adiantada no terreno e ataque organizado.

Há no entanto alguns pontos fracos que merecem nota de destaque: ao contrário de outras brilhantes equipas que todos os adeptos de futebol recordarão, esta equipa não apresenta uma forte dinâmica de jogo. Os três avançados (Robben na esquerda, V.Persie na direita e Nistelroy ao centro) raramente ou quase nunca trocam de posição, permanecem o jogo todo ocupando os mesmos espaços, a mobilidade também não é muita, apenas aquela que Robben (o jogador de maior qualidade desta equipa) promove, Nistelroy não atravessa um bom momento.
No meio campo parece faltar alguma criatividade, não parecendo existir grande ligação com o sector avançado.

2 comments:

Mesmica said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Mesmica said...

Ups... E também são mauzinhos e sem fair-play :p