Monday, June 19, 2006

La Revancha del Tango

Mais uma vez a Argentina...


O resultado e a exibição frente à selecção da Sérvia e Montenegro falam por si, no entanto, mais uma vez há que realçar a forma como esta equipa aborda os seus jogos.
É difícil definir qual o sistema táctico utilizado no jogo com a Sérvia. Como já foi dito anteriormente, o sistema (referências posicionais dos onze jogadores) é totalmente subvertido pela dinâmica da equipa, ou seja, o que caracteriza a abordagem do jogo da equipa argentina é o seu modelo e princípios de jogo, tendo esta ideia ficado ainda mais evidente neste segundo jogo.

Em diferentes situações podia observar-se diferentes disposições da equipa em campo (3x5x2; 4x3x3; 4x4x2). A dinâmica e mobilidade da equipa baralhava qualquer tentativa de análise nesse sentido, tendo-se assistido a um verdadeiro "carrossel" que baralhou e "esmagou" a selecção Sérvia.













A defesa era composta por uma linha de quatro jogadores, não obstante as constantes subidas pela faixa, do lateral esquerdo Sorín! No meio campo, Mascherano com missões exclusivamente defensivas e Lucho (Cambiasso depois no seu lugar), partilhando essa missão com o seu colega de sector, mas ocupando-se também de fazer o transporte da bola para o início do processo ofensivo - até aqui pouco ou nada de novo face ao jogo com a Costa do Marfim - Riquelme a pautar o ataque, depois na frente pôde observar-se Saviola e Crespo, inúmeras vezes a encostarem às faixas, quando a bola vinha sendo jogada pelo seu lado (o direito), Saviola encostava nesse corredor, enquanto Crespo flectia para o meio, e vice-versa, Maxi Rodriguez aparecia no lado esquerdo, sendo que quando tinha a bola e arrancava com ela, Crespo e Saviola apareciam na zona central. Saviola, quando a equipa estava sem bola fechava o lado direito a defender. Aliás, tendo que destacar algum jogador no meio de tão fantástica exibição colectiva, teria que ser, na minha perspectiva, o pequeno genial Saviola que teve papel activo nos 3 primeiros golos! No final ainda saltaram do banco mais dois geniais, Tévez e Messi, também sempre em permanente movimento, ora apareciam pela esquerda, ora pela direita, e sempre a fazer estragos!

Até agora, foi a selecção que mais encantou neste Mundial!

1 comment:

Mesmica said...

Allez Argentina allez!

Era bom encontrar-nos na final... Nunca se sabe, né? Sonhar não custa!