Thursday, June 29, 2006

França manda Espanha para casa

Um jogo que bem pode ser apontado como o paradigma daquilo em que se tornou o futebol.
Jogo muito táctico, muito disputado a meio campo. As duas equipas exercendo forte pressão e apostadas em "jogar no erro" do adversário. A frança acabou por ter mais sorte, mas também terá feito por isso!

A equipa espanhola ao mudar o seu figurino táctico acabou por servir os interesses gauleses! Abandonou o vistoso 4x3x3 que até então tinha apresentado, e iniciou o jogo com um 4x4x2 em losango, sendo Raúl o homem do vértice ofensivo e Xavi Alonso o jogador do vértice defensivo, como interiores na direita e esquerda do meio campo, Xavi e Cesc Fabregas. Em teoria seria uma forma de equilibrar a luta do meio campo, pois a França sem bola coloca 5 jogadores nessa zona do terrreno (o sistema táctico preferencial é o 4x2x3x1), mas a enorme experiência de um grupo de jogadores que o mundo do futebol, e de forma mais veemente a arrogante imprensa espanhola, tem teimado em considerar "velhos e acabados", acabou por vir ao de cima.
O sector defensivo espanhol colocava-se em zonas próximas do meio campo, apostando muito na colocação em fora-de-jogo dos jogadores franceses, foi uma estratégia quase sempre bem sucedida (que o diga Henry), porém, nem sempre assim foi, e Ribery aproveitou isso muito bem aquando do golo que marcou e que empatou o jogo.

Na segunda parte, Aragonés voltou ao 4x3x3 que tão bons frutos dera em jogos anteriores, lançando Joaquín e Luís Garcia para as alas, mas, o jogo de paciência dos franceses não se esgotou, bem como a capacidade física e táctica de Makelele e Vieira, e de bola parada a França marcou quando já havia pouco tempo para a inversão do resultado.

Mais uma vez a fúria espanhola saiu curvada perante as expectativas que criara!
A hesitação táctica do seleccionador espanhol terá dado um contributo para que a Espanha tenha abandonado o Mundial 2006. Mas a França foi enorme em termos de superação e de disciplina táctica! E o Brasil que se cuide nos quartos de final...

No comments: