Thursday, May 05, 2011

As maiores responsabilidades

As causas de uma das piores épocas de sempre do Sport Lisboa e Benfica são diversas, e distribuem-se por uma mão cheia de respectivos responsáveis. Assim a quente, e de repente, ocorrem-me duas. A parca flexibilidade táctica de Jorge Jesus, exímio na definição de um modelo que se revele profícuo e atractivo, mas sem capacidade para reagir a tempo no decurso dos jogos, quando estes não lhe correm de feição. A insistência na repetição do sistema táctico da época passada, sem ter todos os ingredientes necessários para que o mesmo seja bem sucedido. O permanente despovoamento do meio campo do Benfica – inexplicável, sobretudo, em jogos em que a equipa está em vantagem – foi sempre, ao longo de toda a época, um convite pleno às estocadas dos adversários, tendo dado até para humilhantes goleadas sofridas, já para não falar na medíocre fase de grupos na Liga dos Campeões - aquela que era para ganhar! Isto é tudo verdade, no entanto, como pano de fundo deste aspecto encontra-se um modelo de política e gestão desportiva que é totalmente desadequado para um clube com a dimensão do Benfica. E esse é da inteira responsabilidade de um indivíduo que de futebol percebe tanto, como eu percebo de física quântica. O presidente que antecipa eleições e blinda os estatutos do clube para que se perpetue, sem fim à vista, o seu inefável mandato, andou a passear-se pelo Brasil nesta altura tão crucial da época, provavelmente a desenvolver mais umas quantas negociatas à conta do Benfica. Este mandato que ele apelidou de desportivo, tem sido um enorme equívoco, e, acima de tudo, um verdadeiro manual de amadorismo. Momentos chave? São mais que muitos, e não me apetece escrever o maior post deste blogue hoje. Mas, também de repente, lembro-me da despromoção do Director desportivo em pleno programa televisivo na época passada e a transferência total de funções e responsabilidades para o treinador, ou seja, a carta branca total dada a Jorge Jesus no que respeita à política desportiva do clube - uma política que contempla um plantel com 6 avançados e um defesa direito! Uma coisa que não deve acontecer em nenhum clube profissional, quanto mais num clube com a dimensão do Benfica.

Mas quando 90% dos sócios não consegue compreender isto, não se pode esperar que ainda vejam mais além…


Nota: imagem tirada do Eternobenfica.blogspot

8 comments:

Dylan said...

Que exagero!
Só falta dizer que o presidente do Benfica é responsável pela parte física dos atletas (foi tão evidente essa lacuna neste final de época)...

apenasfutebol said...
This comment has been removed by the author.
apenasfutebol said...

Dylan, isto às vezes temos que somar parcelas. É verdade, a parte física, mas não explica tudo; achas mesmo que foi a parte física que nos deu esta época?! E se teve importância capital, mais uma vez temos que olhar para a coisa como um todo e não para as partes individualmente.

Dylan said...

Carago, Paulo (desculpa, sou do norte),

Eu vejo os "porquistas" a jogarem com uma pujança física invejável sem fazerem descansar atletas...Como é possível?

apenasfutebol said...
This comment has been removed by the author.
apenasfutebol said...

Chama-se competência. Sim, o JJ teve outro problema (já tinha na época passada, este ano tornou-se gravoso com a melhoria das concorrências), que consiste na gestão do esforço. Quando o Benfica andava a jogar bem e a ganhar, JJ aos 80 minutos berrava da linha a mandar os jogadores arrancarem para inócuas goleadas...enquanto isso Villas-Boas doseava o esforço da sua equipa, eventualmente antecipando a recta final exigente - essa fase correspondeu à fase de menor fulgor do Porto, quando se dizia que eles não jogava nada...pois...

Ricardo Campos said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Dylan said...

Paulo,

Então, pelo teu último comentário, talvez devas mudar a foto que está no topo do post. Esse sim, será o verdadeiro culpado, começando o descalabro ao despedir o Quim em directo na TV.

P. S. - Fizeste bem em limpar o excremento do passarinho de cima.:)