Thursday, February 17, 2011

Chamar os bois pelos nomes

"Es terrible lo que está pasando en el fútbol, un poco ante la mirada condesciente del periodismo. En los últimos años se han comprobado casos de dopaje masivos en Italia, caso Juventus, y de compraventa de partidos tanto en Italia como en Portugal, con equipos como la Juve y el Oporto en medio del embrollo. Las autoridades del fútbol, el periodismo y los propios profesionales del fútbol (entrenadores, directivos, árbitros y jugadores) deberían estar más vigilantes ante algo que no es ficticio es real. Hay gente que pone tanto empeño en ganar, en proclamarse ganadores, que traspasan las reglas de una manera obscena. Una de las cosas que más sorprenden de todo esto es la reiteración en los nombres de los equipos. Son casi siempre los mismos: Juventus, Oporto..."

Santiago Segurola, Director adjunto do jornal Marca, em entrevista de leitores

No país vizinho, pela voz de um dos seus mais conceituados jornalistas desportivos, advoga-se a necessidade de existir uma maior vigilância por parte dos diversos agentes do futebol relativamente ao funcionamento do mesmo, chamando-se, objectivamente, os bois pelos seus nomes. Já por cá, persiste essa condescendência, muitas vezes a roçar a subserviência, para com quem corrompe, vicia e aldraba. Esta sim, uma verdadeira ironia.

1 comment:

Guilherme said...

Viva. Sou um benfiquista, mas também um juventino e devo dizer que, neste caso, o Santi Segurola meteu os pés pelas mãos.
Comparar a Juve com o Porto é absolutamente revoltante. O processo Calciopoli foi e é uma verdadeira farsa, baseado em provas criteriosamente escolhidas que deixaram muitas, muitas outras onde os dois clubes de Milão, especialmente o Inter dão mostras de comportamentos ilegais.
Essas escutas estão disponiveis no youtube, caso de uma onde o director de futebol do inter diz a um responsável das arbitragens para ir visitar o sr. morati pq este tinha um presente para lhe dar.
Veja-se: http://www.youtube.com/watch?v=tmOjdvNplMM&feature=related

Nunca se provou que a Juve controlasse as arbitragens e o futebol em Itália e que tenha sido beneficiada propositadamente pelos árbitros: as acusações foram feitas partindo da mera existência de escutas onde se mostra responsáveis da juve a discutirem as arbitragens, ignorando-se escutas similares envolvendo Inter e Milan, aliás, ainda piores, onde se menciona a possibilidade de manipular as equipas arbitrais:
http://www.youtube.com/watch?v=-BQx3Opwgw8&feature=related

É ainda de referir o papel da Gazeta em sustentar uma propaganda mediática de aniquilamento do crédito desportivo da Juventus, que continua até hoje, em prol dos clubes de Milão, visível nas notícias referidas sobre a reabertura do caso calciopoli. Sim, o processo está reaberto, dada a vinda a público deste vasto conjunto de novas provas, de que se sabia muito bem da existência em 2006, mas que se preferiu esconder.
A diferença entre Juve e Porto é que quanto mais escutas aparecem na net, mais a inocência da Juve e a insustentatibilidade das acusações contra a Juve fica comprovada, enquanto que no caso do Porto...